NOTÍCIAS

Copasa investe R$ 18 milhões em obras de esgoto em Santana do Paraíso/MG

O empreendimento irá beneficiar cerca de 26 mil habitantes, em 9 bairros do município

copasa

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) está investindo na melhoria e ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Santana do Paraíso. Com investimentos da ordem de R$ 18 milhões, o empreendimento, iniciado em junho de 2018, será concluído até o primeiro semestre de 2020, beneficiando cerca de 26 mil moradores paraisenses dos bairros Industrial, Águas Claras, Jardim Vitória, Cidade Verde, Bom Pastor, Parque Veneza, Parque Caravelas, Chácaras do Vale e Cidade Nova.

Na última sexta-feira (17/05), a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, e o secretário de Obras da Prefeitura, Luís Roberto de Lima, visitaram as obras de ampliação do SES da bacia do córrego Garrafa. Na oportunidade, o superintendente operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, e o gerente do Distrito Regional Vale do Aço, Rodrigo Ferreira, explicaram às autoridades os detalhes construtivos da obra.

O empreendimento contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), composta de tratamento preliminar, duas lagoas anaeróbias e duas lagoas facultativas, além de 26.866 metros de interceptores de esgoto (redes que possibilitam o transporte do esgoto coletado até à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE), 4.691 metros de redes coletoras de esgoto (tubulações que recebem os esgotos gerados nas residências, estabelecimentos comerciais e industriais), 462 metros de emissário final, que lançará o efluente tratado no rio Doce, 300 ligações prediais de esgoto e duas estações elevatórias de esgoto (unidades que bombeiam o esgoto coletado para um ponto mais elevado, como a própria ETE).

Preservação das lagoas, rios e cachoeiras

De acordo com a prefeita de Santana do Paraíso, Luzia de Melo, as obras irão contribuir para a preservação das lagoas, rios e cachoeiras da cidade. “Este investimento da Copasa é de suma importância para a preservação das belíssimas cachoeiras do nosso município, além de limpar os rios e, consequentemente, deixar a cidade mais bonita”, explica.

Para o secretário de Obras da Prefeitura de Santana do Paraíso, Luís Roberto de Lima, Santana do Paraíso só tem a ganhar em qualidade de vida. “Saneamento básico significa menos doença e mais saúde. Quando há a destinação adequada do esgoto, a procura de tratamento nas unidades básicas e hospitais reduz. É um grande investimento para o município”, afirma.

Segundo o superintendente Operacional do Vale do Rio Doce e Vale do Aço, Albino Campos, a obra irá melhorar as condições ambientais e trazer desenvolvimento socioeconômico para a cidade. “Investir em saneamento é promover saúde e qualidade de vida. Após o tratamento do esgoto, o efluente tratado será lançado no rio Doce dentro dos parâmetros determinados pela Legislação Ambiental. A execução desta obra reafirma o compromisso da Copasa com o município de Santana do Paraíso, de tratar os esgotos coletados no município, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Benefícios do tratamento de esgoto

Com o tratamento de esgoto, a cidade poderá, ainda, receber o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, melhorando também a qualidade das áreas já protegidas. Além disso, o tratamento também irá contribuir para a erradicação de doenças de veiculação hídrica, o controle da proliferação de vetores, a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e, consequentemente, a valorização imobiliária da cidade.

Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que está recolhendo o Imposto Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Copasa. Também foram gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e da contratação de serviços indiretos na cidade, gerando receita e movimentando o comércio local.

Fonte: Copasa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS