NOTÍCIAS

Controle analítico de alguns parâmetros dão a segurança ao lançamento do efluente tratado

O controle analítico de alguns parâmetros do dia a dia são essenciais, pois nos dão a segurança ao lançamento do efluente tratado

artigo

No caso da osmose reversa o chamado permeado, de mais alto padrão garantindo ao lançamento ao corpo hídrico com valores exigidos pelo CONAMA, um dos parâmetros mais rígidos ao lançamento é de amônia onde os Chorumes de alguns aterros sanitários podem apresentar níveis muito elevados de nitrogênio amoniacal, da ordem de centena de miligramas por litro.

É comum referir-se à concentração de Nitrogênio Amoniacal total, que corresponde a soma dos teores de Nitrogênio Amoniacal na forma ionizada (N-NH3) e não ionizada (N-NH4).
Ambas as formas são tóxicas para a vida aquática, especialmente a forma não ionizada. O Nitrogênio amoniacal será oxidado nos corpos receptores por bactérias nitrificantes, o que pode causar significativo déficit de oxigênio dissolvido, com consequências prejudiciais aos ecossistemas aquáticos.

O nitrogênio amoniacal, portanto, tem efeitos ambientais nocivos ao promover o crescimento abundante de algas e plantas aquáticas, causar déficit de oxigênio nos cursos receptores e apresentar toxicidade às formas de vida aquática onde valores não pode ultrapassar conforme a resolução. Nitrogênio amoniacal total 20,0 mg/L N, nós da LTM BRASIL garantimos o lançamento sempre com controles em analises de bancada e envio a laboratório licenciados garantindo a qualidade de lançamento ao nossos clientes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

Diferenças dos tamanhos das unidades móveis

Variação no porte das unidades móveis amplia possibilidades no tratamento de água e reuso. Com a consolidação do uso de unidades móveis para tratamento de água e desmineralização em aplicações industriais e de saneamento, a B&F Dias reforça a importância da escolha adequada do porte desses sistemas para garantir performance, economia e agilidade operacional.

Continuar lendo »