NOTÍCIAS

cetrel

Agenda ESG da Indústria Baiana é tema de seminário em Salvador

Evento realizado pela Cetrel reuniu profissionais de diversas empresas do estado

Mais de cem profissionais da indústria baiana participaram no dia 03/07 do seminário “Agenda ESG da Indústria Baiana”. O evento, promovido pela Cetrel, em parceria com COFIC, FIEB e Procia, foi realizado no auditório na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) no formato presencial e online, e abordou temas como gestão sustentável e a minimização de impactos ao meio ambiente.

A abertura do seminário contou com a presença do Diretor Presidente da Cetrel, João Lins, do Diretor da Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia), Marconi Andraos Oliveira, e do Vice-Presidente da FIEB, Carlos Passos, que falou sobre a importância do reposicionamento sustentável das empresas para o desenvolvimento social e econômico do estado. “As indústrias da Bahia representam hoje 40% do setor do Nordeste, e as ações de ESG contribuem para que tenhamos um setor cada vez mais alinhado com as necessidades da nossa sociedade, gerando renda, emprego e desenvolvimento econômico”, disse.

O Diretor Presidente da Cetrel destacou aos participantes que trabalhar a Agenda ESG requer do setor um cuidado especial e, principalmente, compromisso. “A indústria, como parte da sociedade, precisa se manter cada vez mais comprometida. É muito mais do que um só um papel, é estar integrada”, disse João Lins. Segundo ele, o fortalecimento da sigla ESG representa o tema da sustentabilidade em sua abordagem moderna. “Uma agenda que se desenvolveu ao longo de décadas, e que seguimos acompanhamos.”, concluiu.

A programação do seminário contou com palestras sobre a Agenda ESG da indústria baiana, Gestão hídrica sustentável na indústria, Sustentabilidade e segurança na gestão de resíduos industriais perigosos e Minimização dos impactos da indústria no meio ambiente. Além da FIEB e da Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia), o seminário também contou com o apoio do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (COFIC).

No evento houve discussão sobre os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e de que forma se conectam com o ESG, a importância do processo de divulgação dos indicadores aos Stakeholders e a importância de todos eles na construção da matriz de materialidade que pode ser vista como os pontos de maior preocupação da organização que precisam ser definidos a partir dos interesses das partes interessadas.


LEIA TAMBÉM: APLICAÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA CETREL É APRESENTADA EM EVENTO INTERNACIONAL


O ESG na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento aos seus stakeholders (partes interessadas).

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial (Agenda 2030) adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

A Cetrel apresentou vários cases mostrando de que maneira vem apoiando o ESG de seus clientes em todo o Brasil.

SOBRE A CETREL

A Cetrel oferece soluções ambientais em água, efluentes e reúso, incineração de resíduos industriais perigosos, gerenciamento e remediação de áreas contaminadas, monitoramento ambiental e gestão de dados ambientais para todo o Brasil. A empresa possui certificação nas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 17025 e tem como clientes empresas da indústria farmacêutica e de cosméticos, química e petroquímica, óleo e gás, alimentos e bebidas, papel e celulose, mineração e siderurgia, dentre outras.

Com atuação desde 1978, a Cetrel é responsável pelo fornecimento de água (clarificada, desmineralizada, industrial e potável), tratamento e disposição final de efluentes e destinação térmica de resíduos industriais, além dos programas de gestão dos recursos hídricos e de monitoramento ambiental (água, ar e solo) do Polo Industrial de Camaçari (BA), utilizando ainda um modelo compartilhado de gestão do sistema de tratamento de efluentes. A empresa fornece também soluções de tratamento de água e efluentes on-site, ideais também para estabelecimentos com grande potencial de reúso de água, como indústrias, shoppings, instituições de ensino, hospitais, edifícios comerciais e aeroportos.

Fonte: Cetrel


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: AMAZÔNIA E CERRADO REGISTRAM EM JUNHO O MAIOR NÚMERO DE QUEIMADAS DESDE 2007

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MATO GROSSO É O PRIMEIRO ESTADO DO CENTRO-OESTE A FIRMAR O PACTO PELA GOVERNANÇA DA ÁGUA COM A ANA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS