NOTÍCIAS

Cetrel renova certificações ISO 9001 e ISO 14001 e conquista ISO 45001

cetrel

Auditoria externa aconteceu no mês de abril deste ano, de forma remota, e não constatou nenhuma não conformidade

 

cetrel

Imagem Ilustrativa

 

Duas certificações da Cetrel foram renovadas, com zero não conformidades. São elas: a ISO 9001, que atesta a qualidade em otimização de processos, e a ISO 14001, voltada aos requisitos de sistema de gestão ambiental. Além dessas, a empresa baiana obteve a certificação internacional ISO 45001, que avalia o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, também sem nenhuma não conformidade. A auditoria externa aconteceu em abril deste ano e, pela primeira vez, a avaliação ocorreu de forma remota.

“Foi uma experiência que nos permitiu realizar a auditoria de forma segura, sem comprometer, em nenhum momento, a verificação das evidências em atendimento aos requisitos normativos” informa Ivna Matos – analista de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da Cetrel, acrescentando que foram verificadas e respeitadas todas as questões de segurança na utilização dos recursos usados na auditoria, como plataforma de comunicação, link de internet, recursos de vídeo, celulares, fotografias digitais e ligações de vídeo.

O processo de recertificação foi encerrado após cinco dias de auditoria realizada por quatro auditores externos. A avaliação contou ainda com a participação e envolvimento de diversas áreas da Cetrel. “A conquista da recertificação na ISO 9001 e ISO 14001 e certificação na ISO 45001, sem a constatação de não conformidades, demonstra a maturidade do Sistema Integrado de Gestão da Cetrel, que é o nosso foco no atendimento aos clientes”, afirma Daiana Lima, gerente de QSSMA.  Ela ainda pontua que a renovação “ratifica o comprometimento da Cetrel com a excelência em QSSMA”.

Acreditação ISO 17025

Ainda em abril, a organização também obteve a manutenção da acreditação ISO 17025 para o Laboratório da Cetrel. A certificação estabelece requisitos gerais para análise da competência de laboratórios de ensaios e calibração. Com isso, é possível a verificação da rastreabilidade, validação de métodos, estimativa de incertezas, capacitação e participação em programas de ensaios de proficiência

Nessa auditoria, além da manutenção da acreditação, o setor de Gerenciamento Ambiental (GAM) da Cetrel ampliou a extensão do escopo de ensaios in situ, incluindo os parâmetros de turbidez, temperatura e ORP (Potencial de Oxidação Redução). Agora, o escopo de acreditação da empresa envolve a acreditação de seus principais ensaios laboratoriais, bem como a amostragem de efluentes, resíduos, recursos hídricos e ar.

Confira as soluções da CETREL


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: MALWEE APRESENTA AS PRIMEIRAS PEÇAS EM JEANS PRODUZIDAS COM UM COPO D’ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: INVENÇÃO NA UFRN TEM POTENCIAL PARA BENEFICIAR INDÚSTRIA TÊXTIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS