NOTÍCIAS

Cetesb multa usina de cana em R$125 mil

Punição à empresa Cofco é por derramar vinhaça em rio de Meridiano

vinhaca

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Rio Preto multou em R$ 125 mil a Usina Cofco por derramamento de vinhaça no rio São José dos Dourados, em Meridiano. O despejo irregular do produto causou danos ambientais, inclusive com a morte de peixes.

Segundo informações do gerente da Cetesb, José Benites de Oliveira, o derramamento ocorreu no dia 12 de maio e foi registrado também pela Polícia Ambiental em auto de inspeção. No local foi constatada a morte de peixes, mas a quantidade exata não foi divulgada pelo órgão estadual nem pela corporação.

Vinhaça

A morte dos peixes ocorreu porque a vinhaça é um líquido malcheiroso e pastoso que sobra da destilação do caldo de cana-de-açúcar fermentado, que depois é processado para transformação em etanol. Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo.

“Fomos chamados pela Polícia Ambiental e um técnico foi até local. Foi elaborado um relatório em que é calculada a extensão dos danos provocados pelo vazamento, mas este documento só podemos divulgar depois que a usina for notificada”, diz o gerente.

Logo após constatar o derramamento de vinhaça e a mortandade de peixes, a Cetesb entrou em contato com a direção da usina, que alegou que o problema ocorreu após o rompimento acidental da tubulação. O produto é geralmente reaproveitado pela indústria em adubação de plantações de cana.

Contenção do vazamento

O comandante da Polícia Ambiental da área de Fernandópolis, Mário Siconelli, acompanhou por dois dias o trabalho dos funcionários da usina para conter o vazamento.

“A Polícia Ambiental foi até lá e notificou a Cetesb que verificou a extensão dos danos para depois aplicar multa. Fizemos uma vistoria ambiental onde foi constatado o vazamento. A empresa está fazendo a contenção. Estivemos lá nos dia 12 e 13 para verificar como estava o rio. Não sabemos quantos peixes morreram”, diz o capitão.

Segundo José Benites, a partir da entrega do auto de infração da Cetesb nesta segunda-feira, 21, a usina tem até 20 dias para apresentar recurso contra a multa. Há também a possibilidade de serem processados por crime ambiental pela Promotoria de Justiça, da área de Meio Ambiente.

Outro lado

Por meio de nota, a Usina Cofco informou que a empresa não foi notificada pela Cetesb e desconhece a mortandade de peixes divulgada. “Salientamos que a empresa possui uma equipe técnica formada por especialistas que trabalham proativamente, tendo em vista prevenir eventuais acidentes ou impactos ao meio ambiente”.

Fonte: Diário da Região – São José do Rio Preto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS