NOTÍCIAS

CETESB, 55 anos de dedicação ao meio ambiente

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo- CETESB, completou 55 anos: Um caminho de muitas lutas e conquistas

Cetesb

Companhia Ambiental do Estado de São Paulo marcou data com homenagem simultâneo em todas suas agências ambientais

Natalia Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, acompanhada das diretoras da CETESB de Gestão Corporativa e de Avaliação de Impacto Ambiental, Liv Costa e Mayla Fukushima, se dirigiu aos empregados da Companhia, no anfiteatro Augusto Ruschi, e salientou, principalmente, o legado da Agência Ambiental, em seus 55 anos.

“Dia importante. Deve ser comemorado. A história da CETESB é um marco. Um corpo técnico de excelência, que luta por um ambiente equilibrado e saudável para o povo de São Paulo. A palavra é fortalecimento, é um legado que deve ser ressaltado.” Frisou Natalia.

“Nos 20 anos aqui na CETESB, como empregada de carreira, agradeço ao aprendizado, oportunidades e desafios. Tenho orgulho da equipe técnica que faz da CETESB uma referência nacional.” Disse Mayla.

“Vou dar os parabéns ao pessoal das Agências Ambientais. Sentimos o orgulho de todos em trabalhar na CETESB. Eu me sinto orgulhosa.” Completou Liv.

Em outro ponto do Estado, online, na Agência Ambiental de Ribeirão Preto, uma das 46 que integram a Companhia, o diretor – presidente, Thomaz Toledo, acompanhado dos diretores de Controle e Licenciamento Ambiental e de Engenharia e Qualidade Ambiental, Adriano Queiroz e Carolina Mariani, falou da importância de estar na data ao lado de dois ex-presidentes, Carlos Roberto Santos e Otávio Okano.

“Estar em uma das Agências Ambientais, com pessoas que ajudaram a escrever a história da CETESB, é uma honra. A CETESB surgiu como Centro Tecnológico de Saneamento Básico e hoje é uma referência internacional.”

Antônia Venâncio, conhecida carinhosamente como Toninha, falecida no último final de semana, foi homenageada em suas palavras de encerramento. “Sua história com a CETESB foi longa, aproximadamente 44 anos. Em sua trajetória profissional, no IAAA – setor de Apoio em Avaliações de Impactos Atmosféricos teve sempre uma grande atuação. Lutou na defesa dos empregados, junto ao SINTAEMA – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo.”

Para Adriano,

“o momento é de celebração e orgulho por integrar a diretoria da CETESB.”

“Estou contente por participar da homenagem, a Companhia é um exemplo nacional, ou melhor, uma referência no mundo.” Completou Carolina.

“Cresci profissionalmente na CETESB. Aprendi muito, tenho orgulho do seu corpo de empregados e da sua trajetória de sucesso e avanços tecnológicos.” Finalizou Jorge Gouveia, Chefe de Gabinete.


LEIA TAMBÉM: ESCOLA SUPERIOR DA CETESB ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE 2023


O evento, no Augusto Ruschi, contou com as participações do subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade, da subsecretária de Energia e Mineração, Marisa Maia de Barros e do Coronel PM Martins, comandante da Polícia Ambiental.

Os empregados das Agências Ambientais da CETESB acompanharam as homenagens no Augusto Ruschi por transmissão online pelo Youtube da Companhia.

Lutas e vanguardismo

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo foi criada em 24 de julho de 1968, pelo Decreto nº 50.079, com a denominação inicial de Centro Tecnológico de Saneamento Básico, portanto o CETESB.

O CETESB, que se tornou a CETESB – Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico e de Controle de Poluição das Águas, em 1973, foi pioneira nas áreas de saneamento e ambiental no Brasil, tendo sido não só a primeira agência ambiental em território nacional, como a maior e mais bem equipada do país.

Hoje, a Companhia é um dos 16 centros de referência da Organização das Nações Unidas – ONU para questões ambientais.

Tornou-se, também, uma das cinco instituições mundiais da OMS – Organização Mundial de Saúde, para questões de abastecimento de água e saneamento, além de órgão de referência e consultoria do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, para questões ligadas a resíduos perigosos na América Latina.

Em 07/08/2009, ganhou uma nova denominação e novas atribuições, principalmente no processo de licenciamento ambiental no Estado. A sigla CETESB permaneceu e a empresa passou a se chamar Companhia Ambiental do Estado de São Paulo.

Com a mudança, ganhou fôlego institucional de uma verdadeira Agência Ambiental, eliminando o antigo modelo de comando e controle, adotando a agenda da gestão ambiental dentro da ótica da sustentabilidade.

A Agência Ambiental Paulista em 2023

No ano de 2023, quando completa 55 anos, a CETESB está com uma nova gestão, novo diretor-presidente e diretores, que tem o compromisso de levar a Companhia em direção à modernidade, renovação e agilidade, para enfrentar os futuros desafios de um mundo cada vez mais rápido.

O anúncio recente do Concurso Público é o primeiro indicador dos investimentos e novas empreitadas, que a Companhia pretende realizar.

Buscando investir na agenda de TI e abrir fronteiras para o conhecimento de novas tecnologias e aprimorar as atividades da CETESB, o presidente Thomaz Toledo visitou e foi recebido na sede do Google, o Google Maps começou a publicar os dados da qualidade do ar da CETESB.

Por outro lado, a Companhia iniciou finalmente a integração de sistemas de licenciamento, com tecnologia moderna e de fácil manuseio, envolvendo investimentos de R$ 5,4 milhões.

Engajada nas ações pelo clima, a agência ambiental paulista acionou seus 1.617 módulos fotovoltaicos, distribuídos nos telhados dos prédios da sua Sede, com capacidade de geração de 100 MWh mensais, reduzindo em 35% o consumo da rede e gerando uma economia substancial.

Paralelamente, três Decisões de Diretoria agilizaram os procedimentos de renovação de licenças de operação e as análises de pedidos de autorização para intervenção e projetos de sistema de tratamento de efluentes.

A Companhia também busca incrementar parceria com o Pacto Global da ONU Brasil, visando alinhar suas estratégias e operações aos Dez Princípios Universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. Nesse contexto, junto com a SEMIL, lançou cartilha de prevenção contra o assédio no ambiente de trabalho.

Por fim, na primeira reunião ordinária de 2023 da ABEMA – Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente, em julho, em Brasília, o Estado de São Paulo assumiu a 2ª Secretaria do Conselho Administrativo: “É importante para a instituição, compor essa Diretoria. Vamos levar a experiência de quem aplica as ferramentas de controle, as políticas ambientais paulistas para os outros estados brasileiros”, afirmou Thomaz Toledo.

Fonte: cetesb


Licenciamento Ambiental

O licenciamento ambiental é uma prática exigida para empreendimentos que utilizam recursos naturais, como solo, mineração, agropecuária e pesca, bem como empresas cujas atividades resultem em resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, com diferentes níveis de potenciais de impacto ambiental, e obras de infraestrutura.
SUD America Engenharia possui uma equipe capacitada e experiente para prestação de serviços de licenciamento e regularização ambiental, elaboração de documentos, estudos e auditorias, para todos os setores produtivos.

Entre em contato:

• tel.: 11 3473-1207
• e-mail : pacheco@sudamericaengenharia.com.br
• site : https://sudamericaengenharia.com.br/


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CALOR EXTREMO E SECA NO SUL DA EUROPA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BIOMETANO: UMA DAS APOSTAS DO GOVERNO BRASILEIRO PARA REDUZIR A POLUIÇÃO NO TRANSPORTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS