NOTÍCIAS

CESAN e UFES fazem convênio para nova tecnologia em tratamento de esgoto

O projeto propõe uma nova tecnologia de tratamento de esgotos, que irá possibilitar a recuperação de energia

 

cesan-ufes-0317

 

Nesta quinta-feira (09), aconteceu, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), a assinatura do Convênio Cesan – Ufes estabelecendo uma parceria para desenvolver o projeto ‘Soluções tecnológicas integradas para potencializar a geração de biocombustíveis em estações de tratamento de esgotos que utilizam processos à base de microalgas”, que tem recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O evento ocorre na sala de sessões do Conselho Universitário, com a presença do presidente da Cesan, Pablo Ferraço Andreão, do reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte e demais participantes do projeto.

O convênio com a Universidade vai contribuir para fortalecer o desenvolvimento das atividades de pesquisa nas duas instituições, a formação de recursos humanos e o desenvolvimento tecnológico.

“A criatividade e a inovação são molas propulsoras, são essas duas atividades humanas que geram valor para sociedade se desenvolver. Por isso, estamos agregando a Universidade e mais recursos humanos para que todo o conhecimento produzido seja compartilhado”, afirmou Pablo Andreão, presidente da Cesan.

Nestor Alcides Gorza, gerente de Projetos e Programas Estratégicos da Cesan, agradeceu a oportunidade de unir o acadêmico com o operacional.

“Poderemos ter energia para a própria ETE, geração de adubo para agricultura, entre outros produtos. É um ganho ambiental para prover soluções para a sociedade”.

Novo conceito de estação de tratamento de esgoto sanitário doméstico

O projeto propõe uma nova tecnologia de tratamento de esgotos, que irá possibilitar a recuperação de energia. Também vai melhorar as condições de lançamento de efluentes no meio ambiente, diminuindo os custos do tratamento do esgoto e atenuar possíveis impactos ambientais negativos.

A pesquisa procura desenvolver um novo conceito de estação de tratamento de esgoto sanitário doméstico (ETE), tornando a qualidade do tratamento compatível com o reúso. O efluente de ETE pode ser utilizado em rega de jardins, lavagem de calçadas e vias, indústria, compactação do solo em serviços de terraplanagem e umectação de concreto. É uma forma de utilizar um recurso que seria descartado como água para fins produtivos. A pesquisa também estuda uma forma de maximizar o aproveitamento da energia química presente no próprio esgoto sanitário.

O convênio envolverá a Cesan, a empresa Fluir Engenharia e a Ufes, no campo das atividades do Departamento de Engenharia Ambiental.

Atribuições propostas para o projeto:

Geração de energia alternativa – a partir da matéria orgânica presente no esgoto sanitário, no lodo em excesso e na biomassa algácea;
Geração de água de reúso para fins produtivos;
Sequestro de CO2 – Redução da emissão de gás carbônico.

Outros produtos:

Capacitação de recursos humanos para lidar com a nova tecnologia.
Geração de patente de novas tecnologias desenvolvidas no âmbito desta pesquisa.

Fonte: CESAN

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS