NOTÍCIAS

Ceará passa a utilizar barco robótico inédito no País para coleta e monitoramento ambiental

O Governo do Ceará entregou equipamento tecnológico inédito no País para a análise e o monitoramento das águas dos mananciais do Estado

Trata-se do barco robótico Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental). De forma autônoma e funcionando como laboratório móvel, a embarcação irá atender às demandas de órgãos como Funceme, INPE, Cagece e Cogerh, de acordo com solicitação das entidades. O governador Camilo Santana presidiu a solenidade de entrega – acompanhado do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, de representantes de institutos tecnológicos e outros gestores estaduais – e realizou percurso no barco pelas águas do Cocó.

barco

O barco pode ser utilizado para determinação da topografia do leito em águas costeiras (mares) e interiores (rios, lagoas etc), além de realizar batimetria, mensuração da profundidade das massas de água (oceanos, mares, lagos etc.). O equipamento possui capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais. O Iracema é a primeira embarcação destinada à operação em regiões costeiras, compreendendo uma arquitetura integrada de software para coordenação e controle.

Investimento de cerca de R$ 1,5 milhão

Camilo Santana destacou o investimento de cerca de R$ 1,5 milhão oriundo de parcerias da Secitece com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ARMTEC Tecnologia em Robótica, para elaboração e concepção do projeto, além do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para o financiamento de bolsas de pesquisa. O governador classificou como grande ganho para a preservação do meio ambiente a concretização do projeto Iracema.

“O barco tecnológico representa avanço da ciência e da tecnologia para o Estado do Ceará. Vamos ter um equipamento que possibilita fazer o monitoramento da qualidade das águas do Ceará, tanto do mar quanto rios, açudes e lagoas. Temos aqui um projeto para fazer a dragagem (limpeza) do Cocó, para dar navegabilidade e balneabilidade ao rio e aos nossos mananciais urbanos. Esse equipamento vai ser muito importante para fazer os estudos e traçar os parâmetros, para que a gente possa planejar as ações”, disse o chefe do Executivo.

Elaborado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) – vinculada à Secitece – e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – Campus Nordeste (CTI-NE), o projeto da construção também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico.

Pioneirismo

Titular da Secitece e presidente do Conselho do ITIC, Inácio Arruda ressaltou o caráter pioneiro do Ceará na construção de barcos robóticos, visando à elaboração de sistemas e instrumentos autônomos para coleta de dados e monitoramento ambiental. “É um grau de tecnologia elevado, o que permite esse barco a examinar a qualidade da água e mandar imediatamente as informações para a Semace e várias outras empresas que precisam desses dados. O laboratório já é onde o equipamento está, pronto a remeter as análises direto do local”, explicou.

barcoO diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da ARMTEC, Roberto Macedo, observou que o Iracema é a primeira embarcação robótica para fazer medições de informações ambientais, e isso significa um novo passo para fazer operações de monitoramento sem precisar ter uma tripulação. “O barco foi escolhido para ser catamarã (embarcação com dois cascos e propulsão a motor) pela versatilidade nas águas e estabilidade da embarcação, tem um sistema de propulsão próprio, tem um sistema de ancoramento próprio, tudo integrado e automático. Nós temos uma embarcação que está a favor do crescimento sustentável de uma nação. Ela consegue verificar nos locais que teriam riscos para o ser humano e, através de um laboratório móvel, já dar o alerta imediato para se tomar uma ação”, descreveu.

Fotos: Carlos Gibaja e Davi Pinheiro / Governo do Ceará

André Victor Rodrigues
Repórter

Fonte: Ceara.gov.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS