NOTÍCIAS

Cantareira está em nível de atenção

Falta de chuvas nos últimos meses em São Paulo deixa o sistema com volume útil de 47,3%

 

cantareira

 

A falta de chuvas mantém o Sistema Cantareira em nível de atenção neste mês de setembro para o abastecimento de água em toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Ontem, o sistema apresentava volume útil de 47,3% do total, estabelecendo estado de atenção, que é emitido quando o armazenamento fica entre 60% e 40% de sua capacidade.

Os dados divulgados ontem pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio- PCJ) revelaram que o volume útil armazenado no Sistema Cantareira estava em aproximadamente 464 milhões de metros cúbicos — são 975 milhões de metros cúbicos em sua totalidade. O dado considerou o volume dos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro.

Vale destacar que o volume do Cantareira apresentou queda de 0,2% por dia e que o sistema perdeu 1% da sua capacidade máxima nos últimos sete dias. A região das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí abrange áreas de 76 municípios, incluindo a Capital, que recebe 46% do total de água distribuída pelos reservatórios.

Estiagem

O período de estiagem ainda é longo, pois chuvas mais fortes devem ocorrer apenas a partir de novembro e não há previsão de precipitações na região de Campinas pelo menos até o dia 24 de setembro. Ou seja, a seca deve se prolongar pelo menos nos próximos 20 dias. A situação poderá ter um pouco de respiro no final do mês, mas ainda não deverá ajudar muito no volume de água nos reservatórios.


LEIA TAMBÉM: TECNOLOGIA DO SIMEPAR AUXILIA GESTÃO DE BACIAS DO SISTEMA CANTAREIRA


Segundo os técnicos do Consórcio PCJ, a situação não coloca em risco ainda o abastecimento da região de Campinas e da Grande São Paulo. Os reservatórios continuam liberando água nos níveis necessários para a região.

Campinas está autorizada a retirar até 4,1 m3/s do Rio Atibaia para abastecer a cidade. Nesse período de estiagem, as Bacias PCJ têm garantia de liberação de 10m3/s dos reservatórios. Caso ocorra uma seca extrema, como a de 2014/2015, e o volume útil das barragens fique abaixo de 20%, a vazão mínima a ser liberada para as Bacias PCJ será de 10 m3/s no posto de controle de Valinhos, e de 2m3/s, no posto de controle de Buenópolis.

Reivindicação

O Consórcio PCJ reivindica na redação definitiva do Plano de Bacias – que norteia o planejamento hídrico das Bacias PCJ para atender metas a serem atingidas até 2035 – a ampliação em 8% na vazão liberada pelo Sistema Cantareira para as cidades da RMC.

Segundo o órgão, se não houver a vazão adicional, há o sério risco de colapso hídrico. As Bacias PCJ estão atualmente a 3 m³/s do consumo total de sua disponibilidade e o volume de água para a região precisa ser ampliado.

No relatório que vai ser apresentado aos comitês estadual e nacional de Recursos Hídricos — e posteriormente transformado em lei -, o PCJ estima um plano de ações que vão exigir investimentos de R$ 8 bilhões ao longo dos próximos 15 anos.

Estes recursos, segundo o órgão, poderão garantir o combate às perdas hídricas, a ampliação do tratamento de efluentes, aumento da disponibilidade hídrica e reenquadramento da qualidade dos rios da região.

Fonte: Correio RAC.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETOS DE CONSERVAÇÃO DE BIOMAS ESTÃO EM ALTA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: SAIBA QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA CONSTRUÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS E OS PERIGOS DE FAZER CLANDESTINAMENTE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS