NOTÍCIAS

Caesb assina contrato com banco alemão para receber financiamento de R$ 312 milhões

Caesb assina contrato com banco alemão para receber financiamento de R$ 312 milhões

A Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) assinou no dia (14/10) com o Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW – Kreditanstalt für Wiederaufbau) financiamento no valor de 50 milhões de euros, o equivalente a 312 milhões de reais, para investir na modernização e ampliação no sistema de água e de esgoto do DF. Os recursos viabilizarão projetos de melhoramentos de estações de tratamento de esgoto, na geração de energia elétrica limpa visando reduzir custos operacionais e em ações de redução de perdas de água.

O contrato foi assinado pelo presidente da Caesb, Luís Antônio Reis, e pela diretora do KfW para América Latina e do Caribe, Claudia Arce, em reunião no dia (14/10) na sede do banco, em Frankfurt, na Alemanha. Na ocasião, Reis destacou que, entre os desafios da companhia, está o aumento da produção e a redução de perda de água potável.

Os projetos da Caesb

O contrato entre a Caesb e o KfW tem a garantia da União e do Governo do Distrito Federal. O custo total do empreendimento é de 62,5 milhões de euros, o equivalente a 390 milhões de reais, sendo 50 milhões de euros financiados pelo KfW e 12,5 milhões de euros a serem investidos pela Caesb como contrapartida. Os recursos serão aplicados na modernização de seis estações de tratamento de esgoto (ETEs) da companhia: Paranoá, Recanto das Emas, Brazlândia, Gama, Norte e Sul.

A Caesb também investirá os recursos na geração de energia limpa a partir do aproveitamento do biogás produzido pela Estação de Tratamento de Esgoto Sul. Esse projeto, além de ampliar a fonte energética da companhia, reduzirá o consumo de energia elétrica convencional e os custos operacionais da empresa.

“No momento em que falamos em mudanças climáticas, estamos dando um importante passo para avançarmos na questão ambiental a partir de investimentos em saneamento”, ressaltou Reis.

“Com esses recursos, estaremos aumentando a eficiência das nossas estações de tratamento de esgoto e dando maior aproveitamento energético aos gases que produzimos nessas estações. Tudo isso resultará em benefícios para o meio ambiente e melhor qualidade de vida para os moradores do DF”.

O projeto prevê ainda investimentos em equipamentos e obras para reduzir os índices de perdas de água potável e aumentar a produção. “Hoje, a Caesb produz 9 mil litros de água por segundo. Com esses novos investimentos, podemos chegar a 16 mil litros por segundo”, afirmou Reis.

Esforço conjunto

Na assinatura no contrato, Reis reforçou que esses projetos refletem o esforço conjunto do Governo do Distrito Federal, da Câmara Legislativa e do Senado Federal, que autorizou o empréstimo, e da Caesb em busca de soluções para garantir que o DF tenha água de boa qualidade o ano todo.

“Agradeço ao governador Ibaneis Rocha por ter nos apoiado nessa caminhada, apresentando o projeto à Câmara Legislativa, onde recebeu total apoio dos nosso distritais”, destacou. “Não é um projeto de um governo. É um projeto para Brasília. Com esses novos investimentos, o Distrito Federal vai ter segurança hídrica o ano todo, mesmo em longos períodos de estiagem”.

Na solenidade de assinatura do contrato, Reis esteve acompanhado pela secretaria geral da Caesb, Grazy Borges, e pelo diretor Jurídico, Luiz Eduardo Sá Roriz, além do secretário de Economia, Ney Ferraz Júnior, representando o GDF.

No dia (15/10), a comitiva da Caesb visitou uma estação de tratamento de água e de esgoto próxima a Frankfurt. Na volta a Brasília, Reis teve audiência com o governador Ibaneis Rocha para apresentar detalhes dos projetos a serem executados.

“Queremos começar as primeiras obras ainda no início de 2015”, anunciou o presidente da Caesb.

O banco alemão

O KfW Development Bank tem apoio do Governo da Alemanha há mais de 60 anos. O banco tem como foco investimentos em políticas de desenvolvimento e cooperação internacional, tendo atuado em diversos países.

Com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha, o KfW tem financiado programas e projetos de empresas estatais em países em desenvolvimento e emergentes, desde a concepção até a implementação e ao monitoramento do sucesso do empreendimento.

O objetivo central da instituição “é apoiar os países parceiros no combate à pobreza, garantindo a paz, protegendo o meio ambiente e o clima e tornando a globalização um lugar justo”, conforme Claudia Arce, diretora do KfW para América Latina e do Caribe.

Fonte: Caesb

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS