NOTÍCIAS

Criada na Caatinga a primeira Cooperativa de Créditos de Carbono

Cooperativa de Créditos de Carbono na Caatinga

A iniciativa é pioneira e surge com o conceito de economia regenerativa

Imagem Ilustrativa do Canva – Cânion do São Francisco

 

A primeira cooperativa de créditos de carbono do Brasil acaba de ser criada na Caatinga. A Associação de Produtores de Crédito de Carbono Social do Bioma Caatinga está sendo implantada no entorno do cânion do Rio São Francisco e reúne pessoas que atuam nas fronteiras de Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.

A iniciativa é pioneira e surge com o conceito de economia regenerativa. A inovação é criar cadeias produtivas que recomponham o ambiente natural enquanto criam um sistema de proteção não só para o bioma, mas para as pessoas que dependem dele.

“A ideia não é só entrar no mercado de carbono, mas reduzir as desigualdades sociais”, explica Sérgio Xavier, articulador do Centro Brasil no Clima – CBC e ex-secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, uma das entidades envolvidas na criação da cooperativa.

 

Como se faz isso? Criando processos econômicos que gerem condições para recuperar a Caatinga. “Assim, ela passa a ser mais valiosa viva do que desmatada”, reflete Xavier.
A cooperativa, portanto, nasce com um modelo de negócio que diminui a desigualdade através da redução da emissão de carbono. E se volta para um bioma que está esquecido.

A ideia é reflorestar para gerar mais créditos de carbono.

“Faremos isso em várias frentes. No turismo, por exemplo, queremos estimular os turistas a plantarem mudas, gerando renda para a recuperação da mata. Isso vai na direção contrária da economia tradicional que gera pressão e degradação”.

A iniciativa reuniu muitos agricultores dos quatro estados. São pessoas que estão preservando a área e não ganham nada com isso. Agora, com a cooperativa, vão receber créditos de carbono e ficarão mais fortalecidos.


LEIA TAMBÉM: BNDES TERÁ R$ 300 MILHÕES PARA CRÉDITOS DE CARBONO


 

Segundo Xavier, além dos créditos de carbono estão sendo discutidas outras frentes de negócios, como a geração solar, por exemplo.

“Queremos que a cooperativa gere sua própria energia e tenha outra fonte de renda”, diz.

A iniciativa da cooperativa se conecta quatro pilares:

  • o da academia, que traz o conhecimento
  • das comunidades, com a cidadania sendo protagonista
  • das empresas privadas, e
  • dos governos

A associação é composta por pessoas que possuem áreas preservadas no bioma Caatinga e também técnicos comprometidos com o desenvolvimento de projetos de Crédito de Carbono Social.

“Estamos incorporando o conceito de justiça climática e abrangendo mecanismos de redução de desigualdades, economia regenerativa, mercado de carbono, serviços ambientais, recuperação de ecossistemas e proteção da biodiversidade”, resume o consultor.

A articulação iniciou-se há um ano com Sérgio Xavier, Pedro Soares Neto (proprietário de áreas preservadas), Haroldo Oséias de Almeida (ambientalista) e Nilson Lopes Alves (engenheiro ambiental), Fabiana Couto (Diretora de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas) e residentes da Caatinga para discutir formas de desenvolver modelos de participação de pequenos produtores rurais no emergente mercado de carbono global.

“Após discussões, reuniões e oficinas, com participação de dezenas de lideranças locais e especialistas de diversas áreas, ficou definida a criação da inovadora cooperativa, que pode ser replicada em outros biomas do Brasil”, diz Xavier.

Fonte: Movimento Econômico


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL: USP OFERECE BASE DE DADOS CARTOGRÁFICA PARA ESTUDOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BNDES INVESTE R$80 MILHÕES PARA CONSTRUÇÃO DE 4 USINAS DE BIOMASSA EM RORAIMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS