NOTÍCIAS

BNB vai realizar rodada de negócios para atrair soluções para questão hídrica do NE

O Banco do Nordeste (BNB) vai promover uma rodada de negócios entre empresários israelenses e brasileiros para atrair para Região soluções para o problema da escassez hídrica.

Israel possui expertise em tecnologia de dessalinização da água do mar e em reuso da água. O encontro ainda não tem data definida, mas deve ocorrer ainda este ano, assegurou o presidente do BNB, Marcos Holanda.

Nesta segunda-feira, 7, um pontapé inicial para esta parceria foi dado em uma reunião com o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, que apresentou como funcionam estes projetos em seu País. Hoje, 80% do abastecimento de água em Israel já são fornecidas por usinas de dessalinização da água do mar.

Shelley também destacou que esta tecnologia já permite realizar este processo a um custo bem menor que no passado, em pequena, média ou grande escala.

“Esta pode ser uma parceria em que todos ganham”.

Principais demandas

A ideia é que o banco identifique e localize as principais demandas dos empresários e gestores públicos dos estados do Nordeste em relação ao uso da água para que neste encontro as empresas israelenses especializadas neste tipo de tecnologia já possam oferecer soluções aplicáveis à realidade nordestina.

Se houver acordo, estes projetos de infraestrutura poderiam ser financiados por meio do FNE Água, linha de crédito voltado para o uso eficiente e sustentável de água, com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, que tem taxas de juros mais competitivas.

FNE Água

“É uma vertente nova, muito promissora para o FNE Água. Nós temos até então financiado muitos projetos de ampliação da rede de água e esgoto, financiamento de equipamento para empresas consumirem menos, mas ele está trazendo um projeto de produção de água a partir da dessalinização. Sendo viável, e ele mostrou que hoje já é do ponto de vista econômico, o banco a partir do FNE Água tem todo interesse e condições financeiras para financiar isso”, afirmou Holanda.

Ele destacou que é possível que este encontro seja realizado também dentro da programação do Fórum G20+20, prevista para novembro deste ano, e que vai reunir gestores e empresários de cidades médias (com população acima de 100 mil habitantes) em torno de uma agenda comum para compartilhar boas práticas, solucionar problemas comuns e atrair investidores privados para estas localidades.

Para o deputado Carlos Matos (PSDB) um dos principais desafios do Nordeste é não somente aumentar a quantidade de água, mas tê-la espacialmente bem distribuída. “Desprezar o mar em uma visão estratégica não seria sensato. Israel até 2004 não tinha água dessalinizada e se fez em treze anos. Acredito que é chegada a hora de pensar mais nisso, de ter o abastecimento das áreas próximas ao litoral com água dessalinizada e liberar a água do Castanhão para desenvolver o interior”.

Fonte: O povo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS