NOTÍCIAS

Bispos do Japão e Coreia são contrários ao despejo de água contaminada no mar

Os bispos dos dois países estão preocupados com os efeitos de longo prazo da água tratada sobre o ecossistema marinho.

OCEANO

Os bispos japoneses e sul-coreanos unem-se às preocupações expressas por ambientalistas sobre a hipótese de lançar no oceano a água contaminada usada para resfriar a usina nuclear de Fukushima.

 

Entre outros pontos, os bispos dos dois países estão preocupados com os efeitos de longo prazo da água tratada sobre o ecossistema marinho, com suas inevitáveis repercussões na economia local que vive da pesca. A única certeza – dizem – é que, uma vez liberado no oceano, o material radioativo permanecerá no mar.

Os bispos japoneses e sul-coreanos unem-se às preocupações expressas por ambientalistas, autoridades locais e pescadores sobre a hipótese que está sendo estudada pelo governo de Suga de lançar no oceano a água contaminada usada para resfriar a usina nuclear de Fukushima, após o catastrófico incidente de 11 de março 2011.

Atualmente, a água está sendo armazenada em mais de mil grandes reservatórios que, no entanto, estarão cheios em 2022. O plano de Tóquio, portanto, é despejar a água no mar após o tratamento por meio de um processo de remoção multi-nuclídeos (Advanced Liquid Processing System – Alps) que, no entanto, não consegue filtrar algumas substâncias perigosas.

Em uma recente carta conjunta endereçada ao primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga, as Comissões Justiça e Paz e Meio Ambiente da Igreja no Japão e na Coreia do Sul expressaram sua firme oposição a essa hipótese. A mensagem cita alguns estudos que confirmam que, mesmo após ser tratada, a água ainda está, por todos os efeitos, contaminada e, portanto, perigosa para a saúde.

 

LEIA TAMBÉM: “Doença misteriosa” que atinge mais de 500 pessoa na Índia é causada por água contaminada

 

Segundo os bispos japoneses e coreanos, as garantias oferecidas pelas autoridades japonesas seriam baseadas em dados experimentais incompletos e, portanto, ainda não confiáveis. Entre as substâncias contidas na água contaminada está o trítio que – destaca a carta – de acordo com algumas pesquisas pode causar mortes fetais, leucemia infantil e síndrome de Down.

Os bispos dos dois países também estão preocupados com os efeitos de longo prazo da água tratada com o Alps sobre o ecossistema marinho, com suas inevitáveis ​​repercussões na economia local que vive da pesca. A única certeza – dizem eles – é que, uma vez liberado no oceano, o material radioativo permanecerá no mar.

Neste sentido, o premente apelo para a busca de soluções alternativas:

“Temos a responsabilidade de entregar às gerações futuras um ambiente onde possam viver com segurança e com a maior tranquilidade”, escrevem os prelados na carta que se conclui com as palavras do Papa Francisco na “Laudato Si”: “Em um mundo que nos foi dado, não podemos mais olhar a realidade apenas em termos utilitários, orientando a eficiência e a produtividade apenas para o nosso lucro individual. A solidariedade entre gerações não é opcional, mas sim uma questão elementar de justiça”.

 

FONTE: Vatican News Service – LZ

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Cagece realiza melhorias na estação de tratamento e garante otimização dos serviços

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Sespa alerta sobre cuidados no consumo de água em áreas alagadas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS