NOTÍCIAS

Centro de Biotecnologia da Amazônia se molda para fortalecer pesquisa e inovação

A meta é colaborar para o desenvolvimento de pesquisas da biodiversidade amazônica e suas aplicações no mercado e para integrar as instituições e empresas na pesquisa e inovação da região

 

amazonia

Imagem Ilustrativa

 

A atuação mais intensa do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para o desenvolvimento de projetos inovadores para serem transformados em produtos competitivos na bioindústria é o objetivo do governo federal, apesar do centro ainda não possuir uma identidade jurídica.

“Temos buscado apresentar o CBA como um ator local, com uma série de capacidades e expertises, que pode funcionar como elemento integrador de todo o ecossistema de pesquisa e inovação da região”, destacou o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Algacir Polsin.

Para o dirigente, a meta da instituição não é apenas de colaborar para o desenvolvimento de pesquisas com base nos ativos da biodiversidade amazônica, mas também nas suas necessárias aplicações no mercado.

A utilização das matérias primas regionais em uma cadeia de produção que concentre maior valor é um dos principais objetivos da instituição.

“Precisamos desenvolver o empreendedorismo biotecnológico e a organização de cadeias produtivas endógenas. Para tanto, precisamos qualificar, levar boas práticas e melhorar o ambiente de negócios local para que os produtores da região possam melhorar a produtividade e atingir mercados cada vez mais exigentes com produtos de qualidade e certificados”, destacou o o gestor do CBA, Fábio Calderaro.

Essa atuação de estímulo ao produtos já é desenvolvida pelo CBA junto com o Sebrae, para fortalecer cadeias produtivas florestais e agroflorestais, como guaraná, da castanha, das polpas de frutas, e meliponicultura, explicou a pesquisadora do CBA, Katherine Oliveira.

Para o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec), Carlos Da Costa, é necessário criar mecanismos que auxiliem na descentralização do desenvolvimento e que o CBA pode contar com o apoio governamental para se tornar referência em bionegócios na região.

O CBA também integra Projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (Salas MCTI), instituído pela Portaria nº 4.046, de 13 de novembro de 2020. Coordenado pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (Sepef), do Ministério da Ciência e Tecnologia, (MCTI), o projeto poderá buscar o apoio técnico e financeiro de entes federativos, órgãos e entidades públicas e privadas para a instalação de infraestruturas de apoio à pesquisa científica na Amazônia, para ampliar a pesquisa científica e formação de recursos humanos.


LEIA TAMBÉM: COMO O DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEVOU CANTAREIRA/SP A NÍVEL DE PRÉ-CRISE HÍDRICA


Inovação

Um dos exemplos de inovação do CBA foi a a utilização do lodo proveniente de estações de tratamento de esgoto (ETEs) como um catalisador para produzir biocombustível.

A pesquisa foi chefiada pelo pesquisador do CBA, Flávio Freitas, pós-doutor em Química, e contou, ainda, com o biólogo Edson Silva, pós-doutor em Ciências de Alimentos, também integrante da equipe do CBA, além de pesquisadores do Instituto Federal de Educação Tecnológica (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Edith Cowan University, da Austrália.

A pesquisa concluiu que utilização do catalisador pode reduzir em até 30% o custo na produção do biocombustível, além de ser reutilizável e com possibilidade de regeneração. “Como produzimos a partir de um rejeito (lodo), há uma diminuição nos custos finais do biocombustível. Também observamos que o catalisador a partir do lodo pode ser reutilizado e regenerado, diferente dos catalisadores disponíveis no mercado, que podem ser reutilizados, mas em uma proporção menor e também não possuem a capacidade de regeneração”, explicou Freitas.

Fonte: d24am.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: BRASIL TEM ÁGUA PARA IRRIGAR APENAS 22% DA SUA ÁREA AGROPECUÁRIA ATUAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CEARÁ FIRMA PARCERIA COM ENTIDADES FRANCESAS NO PROJETO “SERTÕES”, PARA O USO SUSTENTÁVEL DE RECURSOS HÍDRICOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS