NOTÍCIAS

Biogás é esperança de transformação social para africanos sem acesso à energia

O brilho nos olhos de quem nunca viu funcionar um fogão a gás. A força de quem corre o risco de ser atacado por animais para buscar lenha. Problemas respiratórios causados pela queima da lenha dentro das residências. Não é apenas um, são muitos que passam por isso – todos os dias – no segundo continente mais populoso do mundo: a África.  Por isso, o financiamento coletivo Energia para África foi lançado nesta segunda-feira (1º). A  ação beneficente tem como objetivo mobilizar o maior número de pessoas possível sobre os problemas sociais, causados pela falta de energia elétrica e térmica, em comunidades africanas.

Nesta etapa inicial serão arrecadados R$ 20 mil para atender 50 líderes comunitários, que poderão aprender a gerar sua própria energia com dejetos de animais, produzir biofertilizante para utilização em pequenas plantações e, ainda, fomentar o saneamento básico em suas comunidades. O curso  será adaptado às necessidades específicas deles, com arquivos de fácil acesso remoto, além de turmas em português e inglês.

Uma das inspirações para o projeto foi Bachir Afonso. Ele vive no Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique, com 135 mil habitantes, onde 95% da população não tem acesso à energia térmica e, muito menos, elétrica. “Viver sem energia é uma pedra no sapato, que você nem consegue andar porque lhe incomoda. E isso nos incomoda muito, porque sabemos que assim, sem energia, nunca vamos conseguir melhorar a nossa vida”, desabafa Bachir.

O líder comunitário esteve no Brasil no ano passado e levou na bagagem uma série de conhecimentos adquiridos no CIBiogás (Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás), em Foz do Iguaçu (PR). Ele passou um mês recebendo treinamentos e visitando pequenas e grandes propriedades rurais que geram energia elétrica, térmica e veicular por meio do biogás.

 Quando voltou para casa, conseguiu transformar todas as expectativas em realidade e – aos poucos – está mudando a vida e a paisagem do Parque das Quirimbas. Hoje, ele produz biogás, por meio de um pequeno biodigestor, que utiliza para o cozimento de alimentos, aproveitando o biofertilizante para adubar hortas comunitárias, que antes eram muito pouco produtivas.

Além de gerar energia, o uso de resíduos de pescados, dejetos e o esgoto para sua geração permite sanar outros grandes problemas, como a redução de odores, infestação de insetos e roedores causadores de doenças como a cólera e a malária. “O biogás resolveu vários de nossos problemas, porque é uma energia limpa e ambientalmente amigável. Mudou muita coisa a nosso redor e para muito melhor”, ressalta.

Como ajudar

As doações podem ser feitas diretamente no site www.catarse.me/energytoafrica. Não há limite mínimo ou máximo. A campanha será encerrada no próximo dia 1º de outubro. Após o prazo, os valores só serão repassados se o financiamento alcançar a meta estipulada.

O que é biogás?

O biogás é uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio.

Nas comunidades mais carentes no continente africano, o processo de formação do biogás reduziria a poluição do ambiente e consequentemente as doenças transmitidas pela falta de saneamento e esgoto adequados (tratamento de biomassa), produziria adubo orgânico (resíduos não utilizados na produção de biogás) e biogás, que poderia ser utilizado para a utilização térmica (que reduziria a queima de florestas) ou elétrica, ambas com grande deficit de produção no continente africano.

Fonte: Biomassa e Energia

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS