BIBLIOTECA

Saneamento, por que é tão difícil?

Os objetivos de desenvolvimento do Milênio (ODM) incluem um específico para garantir a sustentabilidade do meio ambiente.Uma meta incluída neste objetivo é reduzir à metade…

O ESGOTO SANITÁRIO – A ORIGEM

O esgoto sanitário, segundo definição da norma brasileira NBR 9648 (ABNT, 1986) é o “despejo líquido constituído de esgotos doméstico e industrial, água de infiltração e a contribuição […]

Resíduos de biomassa: problemas ou soluções?

Resíduos de biomassa – de origem doméstica, agropecuária ou industrial – podem causar sérios problemas ao meio-ambiente e à saúde pública, se descartados de modo inadequado.

Top 10 Tecnologias para 2011

Por mais que a nossa indústria reaja às regulamentações, o progresso real da engenharia ambiental acontece com o desenvolvimento das tecnologias de controle de poluição.

Carbono Negro

Carbono negro é uma mistura antropogênica de sulfato, cinzas, material orgânico, poeira, nitrato e aerossóis naturais, que também dão origem à produção regional de nevoas de coloração acastanhada ou mais conhecidas como nuvens marrons atmosféricas.

Limpeza Prévia (BOIL OUT) de Caldeiras Novas

Praticamente todas as caldeiras novas têm suas superfícies metálicas internas contaminadas por óleos, graxas, tintas e outros materiais que podem resultar do processo de fabricação do equipamento ou de sua proteção antes e durante a montagem.

A água e seus diferentes domínios

Bem físico quase sempre em movimento, a água pode assumir, em momentos distintos, domínios diferentes dentro de uma mesma bacia hidrográfica, o que explica a dificuldade enfrentada pelo gestor público para conciliar os interesses conflitantes de diferentes esferas de poder.

Estação de Tratamento de Esgotos Compacta e Modular

Através de estudos técnicos e aplicando conceitos de tecnologias avançadas (Leito Fluidizado) a ENASA projeta, fornece, instala e coloca em operação os Sistemas Compactos Modulares de Tratamento de Esgotos.

O que é Hidropônica?

A palavra hidropônica vem do grego dos radicais gregos hydro = água e ponos = trabalho. Apesar de ser uma técnica relativamente muito antiga, o termo hidroponia só foi utilizado pela primeira vez pelo Dr. W. F. Gerke, em 1930.