BIBLIOTECA

O sistema pré-pago de abastecimento d’água e a geração dos sem água

Quem pode pagar, tem acesso à água e quem não pode, não tem. Estamos formando uma sociedade em cima do ter e não do ser. Em números percentuais, aqueles que têm são em menor número do que os que apenas são e só por serem já mereceriam nosso respeito”. Ricardo Morishita Wada Diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Meio Ambiente : Dispensa ilegal de EIA/RIMA em Aterro Sanitário. Por quê?

Vou denunciar autoridades incompetentes/Eu quero antes te dizer/Ninguém sabe o que pode te acontecer/Vou denunciar autoridades incompetentes/Ameaça aos privilégios/Você será detido encostado na parede/É a ordem no progresso/Um jogo imoral/Que não mede conseqüências/Autoridades incompetentes/Acham que vocês não passam de fantoches/Bonecos para brincar/Autoridades incompetentes/Sabem que vocês estão em fila/A fila não incomoda. Grupo Capital Inicial.

Doenças causadas pela falta de Saneamento

Amebíase ou disenteria amebiana, Ascaridíase ou lombriga, Ancilostomose, Cólera, Disenteria bacilar, Esquistossomose, Febre amarela, Febre paratifóide, Febre tifóide, Hepatite A, Malária, Peste bubônica, Poliomielite, Salmonelose, Teníase ou solitária.

Dessalinização da Água do Mar

A dessalinização de águas salobras acontece quando passa a vapor e se torna doce e o vapor não produz água salgada depois que se condensa.

Água na boca

Pelo que se sabe, só o planeta Terra tem água em abundância. Estamos falando da água que abrange aproximadamente, 70% da superfície terrestre.

A ONU lança a segunda Década Internacional da Água

Março é um mês prolífico em celebrações de dias mundiais: o 14 é o Dia das Barragens o 21 é o Dia das Florestas o 22, da Água e, o 23, da Meteorologia. De alguma maneira, todos eles têm um denominador comum: os recursos hídricos.

Qualidade das águas do ribeirão Ubá – MG

A qualidade da água do ribeirão Ubá, dentro e nas vizinhanças da cidade de mesmo nome, no Estado de Minas Gerais, foi investigada. Para tal foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas. Análises físico-químicas de efluentes de fábricas de móveis de madeira, principal atividade industrial da cidade, também foram feitas.

Saúde em piscinas / Água-qualidade química

A qualidade da água é a face visível da concepção e funcionamento de uma piscina. A análise química pode reflectir falhas nos processos operativos e alertar para a presença de substâncias indesejáveis susceptíveis de provocar efeitos nocivos na saúde, por ingestão, inalação ou contacto.

Determinação da Alcalinidade

A alcalinidade da água é representada pela presença dos íons hidróxido, carbonato e bicarbonato.A importância do conhecimento das concentrações deste íon permite a definição de […]

Determinação de pH

A derteminação da turbidez pelo método nefelométrico, é adotado nas atividades de controle de poluição da água e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis.

Determinação de Cloretos

O conhecimento do teor de cloretos das águas tem por finalidade obter informações sobre o seu grau de mineralização ou indícios de poluição, como esgotos domésticos e resíduos industriais.

Determinação da Acidez

Acidez total representa o teor de dióxido de carbono livre, de ácidos minerais, de ácidos orgânicos e sais ácidos fortes, os quais na hidrolise produzem íons de hidrogênio para a solução.[…]

Determinação do Oxigênio Consumido

A determinação do oxigênio Consumido (OC) fornece a quantidade de material orgânico, que é oxidável nas condições impostas durante o ensaio.

Determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO)

A DQO se baseia no fato de alguns compostos orgânicos, são oxidados por agentes químicos oxidantes considerados fortes, como por exemplo, o K2Cr2O7 (bicromato de potássio) em meio ácido, sendo o resultado final desta oxidação o dióxido de carbono e água. É quantidade de O2 necessária para a oxidação da matéria orgânica através de um agente químico.