NOTÍCIAS

Minas Gerais Água Potável

Barcarena, no Pará, lança programa que leva água potável para 99% da população

Segundo a prefeitura da cidade, o programa Trata Bem Barcarena visa alcançar 99% de cobertura de água potável e 90% de esgoto tratado, algo inédito no estado

Barcarena, no Pará, lança programa que leva água potável para 99% da população

Barcarena será o primeiro município do Pará a universalizar o acesso à água potável – ou seja, expandir totalmente o acesso a esse recurso – e ao tratamento de esgoto, beneficiando mais de 120 mil pessoas até o final de 2025. Segundo a prefeitura da cidade paraense, o programa Trata Bem Barcarena, lançado nesta quarta-feira (3), visa alcançar 99% de cobertura de água potável e 90% de esgoto tratado.

O projeto, desenvolvido em parceria entre a concessionária Águas de São Francisco e a Prefeitura de Barcarena, prevê um investimento de R$ 150 milhões. Este montante será utilizado na implantação de mais de 100 quilômetros de novas redes de água tratada e na ampliação das estações de captação e tratamento de água. No tocante ao esgotamento sanitário, a Prefeitura de Barcarena informou que serão construídos mais de 260 quilômetros de tubulações, seis novas estações de tratamento de esgoto (ETE’s) e 33 estações elevatórias.

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, destacou a importância do programa para a qualidade de vida dos cidadãos.

“Ter esgoto tratado e água de qualidade é cuidar das pessoas. Quando se investe nessa área, você está pensando em dignidade, em saúde e qualidade de vida para todo mundo”, afirmou.

O diretor-presidente da Águas de São Francisco, Diego Dal Magro, ressaltou que o Trata Bem Barcarena é um projeto pioneiro e um símbolo nacional de universalização do saneamento. Ele destacou que, além das obras de infraestrutura, haverá um esforço de conscientização sobre os benefícios do saneamento básico para a saúde e o meio ambiente.Ida Pietricovski, oficial de comunicação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Belém, também enfatizou a relevância das parcerias para garantir direitos fundamentais, como o acesso à água potável. Segundo ela, o programa é crucial para o bem-estar de crianças e adolescentes na região.

“A Amazônia é uma região com muita água e, no entanto, sem água de qualidade. Então esse é um marco fundamental quando você fala em direito de crianças e adolescentes. A primeira coisa que vem é como é se banha, cuida e alimenta uma criança? Então, eu acho que fazer essa parceria entre a Prefeitura e a Águas de São Francisco é fundamental, considerando que Barcarena vem tendo uma agenda importante no compromisso com o direito da criança adolescente por meio do Selo UNICEF”, relata.

Situação precáriaBarcarena se prepara para a COP 30 em 2025, ano em que será a primeira cidade do Pará e a primeira do Norte do Brasil, entre as cidades que não são constituem capitais, a alcançar as metas do Novo Marco do Saneamento.Na região Norte, a situação do saneamento básico é precária. Dados do Instituto Trata Brasil mostram que apenas 12% da população tem acesso à coleta de esgoto, e quase metade da água potável produzida é desperdiçada.André Machado, coordenador de relações institucionais do Trata Brasil, ressaltou a urgência de expandir o saneamento básico no país para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento nacional.

“A gente ainda tem no país 32 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada e 90 milhões sem coleta e tratamento de esgoto, então o tema tem uma urgência nacional. Quando se leva o saneamento básico para as pessoas, a gente está falando de abrir a torneira em casa e ter água disponível para toda a atividade doméstica, para manusear o alimento, para lavar roupa, para consumir água de qualidade. Existe ganho para as pessoas e também para a coletividade, contribuindo para o desenvolvimento do país”, destaca o coordenador.

A cerimônia de lançamento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça, e o deputado estadual Lu Ogawa, presidente da Frente Parlamentar para a COP 30.

Fonte: OLIBERAL.COM


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS