NOTÍCIAS

Aquífero californiano guarda volume de água equivalente a 2,3 mil Sistemas Cantareira

Com 2,7 trilhões de metros cúbicos, reserva encontra-se em profundidade superior a 300 metros; seca na região viabiliza, economicamente, o bombeamento do recurso

        312

SÃO PAULO – Um novo estudo publicado por especialistas da Universidade Stanford revelou que o aquífero sob a região do Vale Central do Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, guarda três vezes mais água do que se imaginava. A descoberta vem em momento oportuno para a Califórnia, que há cinco anos vive uma seca tão grave que o governador chegou a declarar estado de emergência na região – o que acabou por estimular os esforços para encontrar novas fontes do recurso e para consumi-lo de forma mais eficiente.

Dados de 35 mil poços de exploração de óleo e gás na região foram compilados para chegar ao novo volume, estimado em 2,7 trilhões de metros cúbicos, o que equivale a cerca de 2.250 Sistemas Cantareira, com seus 1,2 bilhão de metros cúbicos de capacidade com o volume morto. “Não é todo dia que se faz uma descoberta como essa”, disse Robert Jackson, um dos autores do estudo que revelou o novo aquífero. “É muito mais água do que qualquer um de nós esperava encontrar por ali”, afirmou ao portal de notícias científicas norte-americano Science Daily.

rio seco em los angeles

Ponte Broadway sobre rio que corta a cidade de Los Angeles, a maior do Estado da Califórnia e uma das que mais sofreu com a seca (Foto: Thinkstock Photos)

Boa parte da água recém descoberta está em profundidades superiores a 300 metros e inferiores a 900 metros, o que coloca uma série de desafios para sua exploração. Trata-se de profundidade atípica para a prospecção de água, o que encarece seu bombeamento. O líquido também tem índice acima da média de sal e sedimentos em sua composição, o que pode requerer tratamento antes da distribuição. Retirar toda essa água dos maciços sedimentares da região – onde o recurso costuma ficar acumulado – também pode criar zonas de depressão de solo que cedem mais de três metros. Mas o esforço compensa. “Foi-se o tempo em que água a mais de 300 metros de profundidade era cara demais para bombear”, diz Jackson. “Hoje, isso é possível e precisamos proteger essa fonte, mesmo que a gente só decida usá-la daqui uma década”, afirma.

A contaminação do manancial por infiltrações causadas, principalmente, pela prospecção de gás e óleo é uma possibilidade e os especialistas alertam para esse risco. Segundo o levantamento, até 30% da área onde esse novo volume de água está acumulado é região de prospecção da indústria de energia. Monitoramento e até nova legislação podem ser necessárias para proteger o recurso.

Mesmo com esse possível aumento na oferta, os especialistas lembram que é fundamental manter em funcionamento os programas de consumo consciente e preservação da água que surgiram durante a seca. Felizmente, até com 2,7 trilhões de metros cúbicos de água a mais, “desperdício” deve continuar sendo palavra proibida na Califórnia.

Leia a íntegra do estudo (em inglês) intitulado Salinity of deep groundwater in California: Water quantity, quality, and protection, publicado pela edição online do Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS).

Fonte: Juntos pela água

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS