NOTÍCIAS

ANA lança Atlas Águas – Segurança Hídrica para o Abastecimento Urbano

Lançado em 2011, o informativo atualiza o diagnóstico e o planejamento na oferta de água para abastecimento de todos os municípios do Brasil.

Congresso da ABES 2021: ANA lança Atlas Águas – Segurança Hídrica para o Abastecimento Urbano

ANA ATLAS AGUA

Na tarde desta segunda-feira, 18 de outubro, foi realizada, durante o Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES e a Fitabes 2021, a Sessão Especial da ANA – Agência Nacional de Água e Saneamento Básico, para o lançamento do Atlas Águas – Segurança Hídrica para o Abastecimento Urbano.

A Sessão Especial contou com a participação de Christianne Dias Ferreira, diretora-presidente da ANA; Oscar Cordeiro Netto, diretor da ANA; André Silveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Saneamento do Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) – representando o secretário Nacional de Saneamento do Ministério, Pedro Maranhão; e Sergio Ayrimoraes, especialista na Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, que fez a apresentação institucional do Atlas no evento.

Também integraram o evento Alceu Guérios Bittencourt, presidente nacional da ABES; Percy Soares Neto, diretor executivo da Abcon; e Camila Roncato, superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Saneago, que também debateram sobre o Atlas.

O Atlas Águas resgata as informações do Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado em 2011, e atualiza o diagnóstico e o planejamento na oferta de água para abastecimento de todos os municípios do Brasil. Este informativo assimila as lições aprendidas com as recentes crises hídricas e avança no estabelecimento de um novo índice de segurança hídrica urbana com foco no abastecimento urbano. A evolução do Atlas Água (acesse aqui) está alinhada com a promulgação da Lei 14.026/2020, que estabelece o novo Marco Legal do Saneamento.

LEIA TAMBÉM: ANA assina comunicado conjunto para reforçar o abastecimento do Sistema Cantareira

Christianne Dias Ferreira, diretora-presidente da ANA, elogiou o evento.

“O Congresso da Abes traz muitas oportunidades, especialmente agora que a ANA tem esta nova competência de fazer normas de referência para o saneamento básico. Temos oportunidade de fazermos reflexões com diferentes públicos, uma universalização e melhor prestação de serviços. E também uma oportunidade de lançar um produto que vai servir de referencial para esse nosso trabalho de regular o saneamento básico”, afirmou.

Oscar Cordeiro Netto, diretor da ANA, falou sobre a importância do Atas e a conexão dele com o evento.

“A ANA está aproveitando a realização deste evento bastante importante para o setor de saneamento para fazer o lançamento do atlas de abastecimento de água. A informação é riquíssima e permite uma melhor tomada de decisão”, frisou.

“Esse atlas de abastecimento da ANA é fundamental para gente conhecer a realidade dos serviços de abastecimento de água no país e estamos no local certo para isso, pois aqui no Congresso tem pessoas que trabalham no sistema, mas também a gente tem decisores de políticas públicas, quem planeja, formula e executa a política. Então, os dados que são apresentados neste Atlas são fundamentais para o nosso trabalho e para a engenharia sanitária do país”, ressaltou André Silveira, chefe de Gabinete da Secretaria de Saneamento do MDR.“O atlas Água tem o caminho de segurança hídrica de todas as cidades do Brasil, a partir de um diagnóstico que mostra o grau de abastecimento, desde o grau máximo até o grau mais baixo. E a partir desse diagnóstico é identificado o conjunto de investimentos de forma a garantir o abastecimento para todos. O Atlas Águas, para chegar no seu resultado final, tem uma informação detalhada de todo o sistema de abastecimento de água do país e é uma informação que está disponível para o acesso de todos na internet”, afirmou Sergio Ayrimoraes.

O anfitrião do evento, Alceu Bittencourt, falou sobre os desafios de realizar o evento durante a pandemia.

“Organizar o congresso foi um desafio muito grande, vivemos meses de muita incerteza devido à pandemia, o que nos levou a fazer o evento de maneira híbrida. Para nós, foi uma vitória ter conseguido organizar o evento este ano, foi uma vitória de todos que trabalharam e apoiaram o congresso, que está sendo muito produtivo. Estamos felizes depois de muita tensão”, disse.

Para assistir à Sessão Especial completa, clique aqui.

O 31º Congresso da ABES segue até esta quarta-feira, 20 de outubro, presencialmente no Expo Unimed, em Curitiba/PR, em plataforma digital.

FONTE: ABESSP

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS