NOTÍCIAS

Alcoa avança nos testes de aplicação de resíduos

Alcoa avança nos testes de aplicação de resíduos

Em parceria com a InterCement, foram utilizadas sobras da mineração de bauxita como insumos na indústria cimenteira

Alcoa avança nos testes de aplicação de resíduos

A Alcoa, referência global na produção de alumínio, acaba de concluir, em parceria com a InterCement, uma das maiores produtoras de cimento e derivados do País, um teste para a utilização dos resíduos de bauxita como insumos na indústria cimenteira. Os resultados positivos contribuem, assim, para a economia circular, a gestão consciente de resíduos e a sustentabilidade dos negócios de ambas as companhias.

O teste, realizado entre setembro e dezembro de 2023 com 9 mil toneladas de resíduos de bauxita transportadas da Alcoa Poços de Caldas (Sul de Minas Gerais) até a unidade da cimenteira em Cezarina (GO), gerou um cimento com as mesmas composições e propriedades técnicas de um cimento padrão de mercado. Além disso, isso permitiu substituir parte da matéria-prima utilizada na produção do clínquer, com respaldo do International Aluminium Institute (IAI) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

“A gestão de resíduos é um desafio global e de todo o setor minerometalúrgico, que exige soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis. Apesar do desafio, a parceria com a InterCement foi essencial para a realização de um teste industrial e de grande magnitude, comprovando que a utilização do resíduo de bauxita na indústria cimenteira é uma aplicação tecnicamente viável para o setor”, comenta a gerente de Utilização do Resíduo de Bauxita, Livia Mello.

A InterCement utiliza o material do filtro prensa, uma inovação no setor de alumínio, que reduz até 70% da umidade dos resíduos para seu empilhamento, transporte e utilização em outras indústrias. A Alcoa instalou esse equipamento em Poços de Caldas em 2022, com um investimento de R$ 300 milhões.

“Esse projeto desafiador é um exemplo prático de como acreditamos na gestão consciente de resíduos para fortalecer a economia circular. Estamos falando de ganhos ambientais, que não se restringem apenas a Alcoa, mas podem se tornar realidade para todo o setor, que trabalha em soluções inovadoras para a descaracterização das suas barragens”, explica o gerente da Refinaria e de Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) da Alcoa Poços de Caldas, Rodrigo Giannotti.

Planta em Poços de Caldas é marco inicial do Grupo no Brasil

A unidade da Alcoa em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil desde 1965. Com 1.047 funcionários (entre diretos e contratados), a unidade dedica-se à pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.

A planta produz alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio com baixa emissão de carbono, destinados aos mercados nacional e global, sob o selo EcoSource. Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.

A Alcoa instalou o primeiro equipamento de filtração em sua refinaria em Poços de Caldas, transformando o resíduo de bauxita de úmido para seco. Assim como, resultou em inovação e sustentabilidade para o processo e a tornou uma referência na indústria do alumínio.

Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 30 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Para saber mais sobre a Alcoa, acesse o canal no Youtube da Alcoa Brasil.

Fonte: Diário do Comércio


 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS