NOTÍCIAS

Águas de Teresina quer dobrar cobertura de saneamento em dois anos

A empresa, que administra o tratamento e abastecimento de água na Capital, apresenta hoje seu Plano Diretor. Investimento é de R$ 650 milhões nos próximos 5 anos.

aguas-teresina

A Águas de Teresina, que é a responsável pelo tratamento e abastecimento de água na Capital piauiense, pretende dobrar a cobertura de saneamento no Município dentro dos próximos dois anos. Atualmente, 19% do território da cidade é atendido por serviços de tratamento de esgoto e o objetivo é que este serviço se estenda a pelo menos 40%  em toda a Teresina dentro de 24 meses.

A médio prazo, ou seja, para os próximos 16 anos, a Águas de Teresina pretende ampliar a cobertura da rede de esgotos para 90%, e a longo prazo – dentro dos próximos 30 anos – a ideia é universalizar o abastecimento de água e o saneamento em toda a Capital piauiense.

Serviços de saneamento e abastecimento em Teresina

A informação é do diretor executivo da Água de Teresina, Diego Dal Magro e foi dada durante a apresentação do Plano Diretor de Águas (PDA) e Plano Diretor de Esgotos (PDE), que contém as ações a serem desenvolvidas pela empresa para melhorar os serviços de saneamento e abastecimento em Teresina.

“Desde quando iniciamos as operações aqui na Capital, isso há pouco mais de um ano, o foco de atuação foi no sistema de abastecimento de água, com obras de ampliação e melhorias na rede. Agora o grande desafio é ampliar a cobertura de esgoto, o que vai demandar ainda mais obras e mais investimentos. Nossa previsão inicial é de investir R$ 650 milhões só nos primeiros cinco anos de atividade”, explica Dal Magro.

Plano Diretor da rede de esgotos

Para traçar o Plano Diretor da rede de esgotos, as equipes da Águas de Teresina fizeram um mapeamento de toda a rede de saneamento de Teresina e a prioridade da atuação nesse sentido é nas áreas de crescimento da cidade, que ainda não são atendidas por esgotamento tratado.

“Vamos regularizar áreas que ainda são deficitárias e fazer melhorias nos sistemas de pressão.”, acrescenta o diretor executivo da Águas de Teresina.

Vale lembrar ainda que o Plano Diretor de Águas e o Plano Diretor de Esgotos da empresa contempla, a longo prazo, estratégias de atuação previstas para os próximos 30 anos.

Fonte: Portal o Dia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS