NOTÍCIAS

Água potável e saneamento: os desafios do ODS 6 da ONU em grandes números

Água potável e saneamento – Celebrado anualmente em 22 de março, o Dia Mundial da Água se tornou um marco para chamar a atenção para a urgência de cuidar deste recurso tão precioso e cada vez mais ameaçado.

Os números que revelam a crise mundial do acesso à água potável e saneamento, assustam. Já mandamos pessoas para a Lua e não tardará para aterrissarmos em Marte, mas, em pleno século 21, ainda não conseguimos garantir que a água, recurso essencial à vida nesta Terra, chegue limpa e tratada às casas de todas as pessoas do mundo, tampouco que todas as famílias possuam dignidade e higiene

Água potável e saneamento

Imagem ilustrativa do Canva

 

Por isso, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 da ONU consiste em garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos até 2030, com especial atenção para as necessidades das mulheres e meninas e daqueles em situação de vulnerabilidade.

Mas não basta ter água em quantidade, também é preciso qualidade, além de um consumo consciente. Cooperação internacional, eficiência no uso da água, tratamento de efluentes, proteção e recuperação de ecossistemas como florestas, montanhas, rios e aquíferos são ações fundamentais na planilha de gestão pública para atingirmos as metas da ONU. Tudo, claro, guiado pela urgência que um mundo em ebulição com a crise climática exige.

O acesso à água potável sustenta a saúde pública, sendo fundamental para o desenvolvimento sustentável e para um mundo estável e próspero. Mas o ato corriqueiro de abrir a torneira todos os dias ainda não é uma realidade universal. Cerca de 2 bilhões de pessoas vivem sem acesso seguro a água potável e disponível em casa em todo o mundo.

E apesar do complemento “básico” no nome, a universalização do saneamento até 2030 — parte do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 6 da ONU — permanece um “direito” distante num mundo que despeja 80% dos seus efluentes sem o devido tratamento em rios, lagos e oceanos, e onde uma em cada sete pessoas ainda pratica defecação ao ar livre.

Ainda em homenagem ao Dia Mundial da Água — um marco para chamar a atenção para a urgência de cuidar deste recurso tão precioso e cada vez mais ameaçado — confira alguns dos grandes números que revelam os gargalos que ainda precisamos enfrentar para garantir acesso equitativo à água limpa e tratada e ao saneamento básico universal.


LEIA TAMBÉM: CURSO EAD | COMPLIANCE NO SANEAMENTO E O IMPACTO DA AGENDA ESG


ODS 6: Água potável e saneamento

Desafios para o mundo atingir as metas da ONU até 2030

  • 230 milhões – Quantidade estimada de pessoas, principalmente mulheres e meninas, que gastam mais de 30 minutos por viagem coletando água de fontes fora de suas casas.
  • 2 em cada 5 unidades de saúde não têm acesso adequado a instalações básicas para higiene das mãos e 11% das mortes maternas em países de renda baixa e média são causadas por condições anti-higiênicas no parto.
  • Mais de 800 crianças morrem, todos os dias, de doenças como diarreia causadas por água contaminada e falta de saneamento.
  • 4,2 bilhões – Mais da metade da população não tem acesso a saneamento básico adequado, como esgoto tratado.
  • US$ 1,7 trilhão – Valor necessário estimado para universalizar o acesso à água potável e ao saneamento em 140 países entre 2016 e 2030.
  • US$ 260 bilhões – Valor referente às perdas econômicas anuais ligadas a complicações de saúde dos trabalhadores por falta de acesso ao saneamento.
  • Até 2050 – 5,7 bilhões de pessoas poderão viver em áreas com escassez de água pelo menos uma vez ao ano, ante 4 bi hoje.
  • 70% – Inundações e outros eventos ligados à água respondem ​​por 7 em cada 10 mortes relacionadas a desastres naturais.

Para proteger os aquíferos, também precisamos de inovação, em termos de intervenções técnicas, reformas institucionais e legais, melhoria do financiamento e mudanças comportamentais —ONU.

Fonte: Um Só Planeta


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: USINA DE DESSALINIZAÇÃO DE FORTALEZA TERÁ TECNOLOGIA ISRAELENSE APÓS ACORDO FIRMADO PELA MARQUISE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PLÁSTICO INFINITO? RECICLAGEM QUÍMICA PODE RESOLVER PROBLEMA DE RESÍDUOS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS