Usina de dessalinização de Fortaleza – A Marquise Incorporações fechou acordo com a IDE Assets, que detém o controle da a IDE Technologies – líder mundial em projetos de dessalinização no mundo.
A Marquise Infraestrutura, empresa que encabeça o consórcio para construção da usina de dessalinização de Fortaleza, assinou acordo com a israelense IDE Assets, que detém a IDE Technologies – líder mundial em projetos de dessalinização
Imagem ilustrativa do Canva
A assinatura do contrato ocorreu nesta terça, 22, e foi feita pelo diretor da Marquise Infraestrutura e presidente da Águas de Fortaleza, Renan Carvalho, e pela executiva Lihy Teuerstein, CEO da IDE Assets.
Segundo Renan Carvalho, a parceria com a IDE Technologies, que já participou de projetos similares em países como Israel, Chile, Estados Unidos, Índia, Singapura e Taiwan, traz ainda mais capacidade técnica ao projeto. “Israel é líder mundial na tecnologia de dessalinização. Cerca de 80% da água potável consumida pela sua população é proveniente do mar. A parceria firmada com a IDE nos traz ainda mais confiança no êxito do programa. Estamos trazendo o que há de melhor e mais moderno para Fortaleza”, explica Carvalho.
LEIA TAMBÉM: ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE USINAS DE DESSALINIZAÇÃO PROPÕE UM CAMINHO PARA SEGURANÇA HÍDRICA NO CHILE
A usina
O projeto cearense é o maior do País e visa transformar a água do mar em potável para consumo humano, beneficiando pelo menos 720 mil pessoas.
O equipamento tem como objetivo atenuar os efeitos das secas e ficará no bairro Praia do Futuro, em Fortaleza, e terá capacidade de produção de 1 m³/s, aumentando em 12% a oferta de água. A planta atenderá os seguintes bairros: Praia do Futuro, Caça e Pesca, Serviluz, Vicente Pinzon, Dunas, Aldeota, Varjota, Papicu e Cidade 2000.
Autor: Átila Varela
Fonte: Focus.jor