NOTÍCIAS

Agrotóxicos: Coleta de embalagens vazias preserva o meio ambiente e a saúde do produtor de tabaco

Quando o assunto é logística reversa, o Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos se destaca.

agrotoxicos

Criado antes mesmo da legislação de 2002 entrar em vigor, a ação promovida pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco ( SindiTabaco ) percorre pontos de coleta pré-estabelecidos nas regiões produtoras de tabaco do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Em quase duas décadas, o programa destinou corretamente mais de 15 milhões de embalagens vazias, utilizadas no tabaco ou em outras culturas.

Até o dia 22 de maio, a coleta itinerante passa pela região Noroeste gaúcha, recolhendo as embalagens vazias de agrotóxicos usadas pelos produtores de tabaco de 73 municípios. A partir do dia 10 de junho o recebimento de embalagens inicia a coleta no Litoral Sul catarinense. As embalagens são destinadas para centrais de recebimento credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), onde passam por triagem e separação.

tabaco

A ação contribui para a preservação do meio ambiente e da saúde e segurança do produtor e sua família. Segundo o presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, o programa atende exclusivamente os produtores de tabaco, mas, como são agricultores diversificados, eles têm a oportunidade de entregar também as embalagens dos agrotóxicos usados nas outras culturas. “O tabaco é o produto agrícola comercial que menos utiliza agrotóxicos, com apenas 1,2 quilo de ingrediente ativo por hectare”, lembra Schünke.

Saiba mais

  • O Programa é anterior à legislação que determina a devolução das embalagens às suas respectivas origens. Criado no ano 2000, antecedeu o Decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002.
  • Beneficia 120 mil produtores, com comodidade e segurança na devolução dos recipientes em pontos de coleta localizados próximos de suas propriedades.
  • Quem adere ao programa e entrega as embalagens tríplices lavadas, ganha recibos, fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
  • Aproximadamente 90% do material coletado é reciclado e usado na produção de outros produtos, principalmente na construção civil, como rodas e caçambas para carriolas e conduítes corrugados, caixas de descarga para sanitários e tubulações para esgoto sanitário, entre outros. E o restante do material, cerca de 10 %, é destinado para incineradoras licenciadas.
  • Acesse o roteiro completo da região Noroeste do RS

Fonte: MSL Andreoli.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS