Synapsis irá apoiar as operações com maior eficiência e dados confiáveis
Gerenciar uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), especialmente aquelas que operam com sistemas de lodos ativados, impõe alguns dos desafios operacionais mais complexos e críticos da indústria. Diante desse cenário, a Acqua Expert, empresa especialista em soluções para tratamento de efluentes, em parceria com a G2, consultoria SAP Partner especializada em plataformas de processos de negócio, acaba de lançar o Synapsis, software de gestão e controle operacional de sistemas biológicos.
A operação de uma ETE vai muito além do mero manuseio de equipamentos. Trata-se de gerenciar um ecossistema vivo, dinâmico e extremamente sensível, onde a eficácia do tratamento é intrinsecamente ligada à atividade e à saúde de uma comunidade microbiana complexa. Decisões precisas sobre a delicada dosagem de nutrientes, o descarte otimizado de lodo e a vazão de recirculação são vitais e demandam não só conhecimento profundo e precisão, mas também a habilidade de manejar adequadamente esses microrganismos para garantir alta performance. A busca incessante por eficiência operacional e redução de custos passa, fundamentalmente, pela compreensão aprofundada e pelo controle refinado desse sistema biológico complexo e vital para a sustentabilidade.
Neste sentido, a Acqua Expert, com sua vasta experiência e conhecimento especializado, oferta uma gama de serviços que garantem que as indústrias dos mais diversos setores atendam aos mais altos padrões ambientais. Tendo em vista esse repertório, a ideia da criação da solução surgiu a partir da identificação dos desafios de gestão que acometem as ETEs. As quais, independentemente do porte, enfrentam obstáculos como a falta do controle e armazenamento de dados.
Pensando em suprir essa demanda, a empresa decidiu desenvolver um software que apoiasse as estações de tratamento de efluentes com mais eficiência e dados confiáveis. Facilitando o dia a dia das operações. Assim, surgiu o Synapsis, como relata Ana Luiza Fávaro, Co-fundadora e CEO da Acqua Expert.
“Queríamos ofertar uma solução que fizesse diferença no mercado, transformando dados brutos da ETE em insights acionáveis e recomendações inteligentes”, explica.
Plataforma Inteligente para Gestão ETEs
O Synapsis se posiciona como uma plataforma inteligente, pois centraliza e processa dados operacionais de ETEs. Esses dados podem ser coletados diretamente de equipamentos ou, então, inseridos via upload.
Além disso, munida de Inteligência Artificial embarcada, a solução transforma essas informações em insights acionáveis e recomendações precisas. Dessa forma, contribui para otimizar a tomada de decisão.
Outro ponto relevante é que um de seus diferenciais mais marcantes está na incorporação da vasta expertise da Acqua Expert em microbiologia. Nesse sentido, o sistema permite tanto o armazenamento quanto a análise comparativa de imagens de micrografias. Assim, torna-se possível diagnosticar a saúde da biomassa e, consequentemente, indicar os ajustes processuais necessários.
Por fim, a ferramenta complementa essas funcionalidades com a emissão de alertas inteligentes. Esses alertas traduzem o status operacional em indicadores claros. Com isso, promovem uma gestão proativa, segura e eficaz.
O desenvolvimento do produto contou com o apoio da G2.
“Desde o primeiro momento, sabíamos que, para executar esse projeto, seria necessário atribuir toda a nossa expertise em uma ferramenta e, este processo aconteceria por meio da tecnologia. Precisávamos do parceiro certo, e a G2 se mostrou aberta em fazer com que a nossa ideia se tornasse uma realidade, unindo recursos e nos direcionando em cada etapa”, explica Ana Luiza.
O resultado do projeto é motivo de orgulho para Glaucia Vieira, Co-CEO da G2.
“Quando a Acqua nos procurou para desenvolver um trabalho que ia resultar na criação de uma solução que apoiaria as ETEs, um setor tão vital para o nosso país, não tivemos dúvidas e aceitamos o desafio. A G2, em seus mais de 34 anos no mercado, adquiriu ampla expertise no desenvolvimento de plataformas de negócios, e este projeto é mais uma forma de demonstrarmos a nossa versatilidade de atuação, combinando o uso de tecnologia, gestão e melhores práticas”, pontua.
O Synapsis será administrado pela Acqua Expert, que levará a solução para os clientes do setor, sejam organizações públicas ou privadas. A meta da empresa é até dezembro deste ano, 10% da sua base atual estejam utilizando a ferramenta.
“Estamos felizes em incluir no nosso portfólio de serviços mais uma oferta que não fará diferença apenas a curto e médio prazo, mas irá garantir operações consistentes, guiando as empresas para um futuro promissor através da confiança e segurança das informações. E, saber que a G2 estará nos apoiando em cada jornada, nos dá ainda mais convicção de que estamos no caminho certo”, finaliza a Co-fundadora e CEO da Acqua Expert.
Fonte: Acqua Expert