NOTÍCIAS

Tratamento de esgoto com obras aceleradas em Marília/SP

Serviços nas bacias do Pombo e do Barbosa devem ser concluídos antes do prazo.

esgoto

Bacias do Pombo e do Barbosa representam 67% do esgoto de Marília — Foto: Replan/Divulgação

A empresa responsável pelas obras de afastamento e tratamento do esgoto nas bacias do Pombo e do Barbosa informou que os serviços estão em ritmo acelerado e a conclusão poderá ocorrer em 12 meses, antes do prazo em contrato, que é de 18 meses. As obras foram retomadas no último dia 30 de julho.

Nesta fase inicial de obras, o objetivo foi conter as águas pluviais nas duas lagoas, tendo sido construída uma rede de galeria de um metro de diâmetro. Além disso, foram feitas melhorias nas estradas de acesso aos locais e as duas lagoas foram refeitas quase que na totalidade. A empresa trabalha com 50 pessoas na obra, divididas em duas equipes de 25 operários.

“Já fizemos todo o canteiro de obras nos dois locais e também a parte elétrica. Foi perfurado um poço no Pombo, fizemos a base do reservatório e nos acessos foi feita a recomposição da estrada com bocas de lobo e galeria de águas pluviais, deixando a estrada trafegável. O objetivo de contenção da água de chuva está concluído e, portanto, não há risco de nova erosão estourar o aterro e, consequentemente, de rompimento das lagoas. Tudo caminha dentro do planejado e Marília pode ter certeza que a obra estará concluída no segundo semestre de 2019”, afirmou Reinaldo Pavarini, sócio-proprietário da empresa vencedora do processo licitatório.

esgoto

Empresa pretende entregar a obra em 12 meses, antes do prazo original de 18 meses — Foto: Replan/Divulgação

 67% do esgoto do município

As bacias do Pombo, que atravessa toda a zona oeste, e do Barbosa, que corta a cidade entre as zonas sul e oeste, correspondem a 67% do esgoto do município. Os outros 33% são da bacia do Palmital, cujas obras deverão ser realizadas após o término do Barbosa e do Pombo.

De acordo com o processo de licitação, o custo inicial da obra é de R$ 30.756.365,95, com pagamentos mensais por medição, podendo ser reajustado anualmente pelo IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), calculado pela Fundação Getúlio Vargas.

O prefeito Daniel Alonso, que vem acompanhando o andamento da obra, parabenizou a empresa por estar com o cronograma rigorosamente em dia.

“Quero parabenizar a empresa, que não estão medindo esforços, junto com a Prefeitura, para entregar esta importantíssima obra para a nossa população. Temos certeza que Marília dará um grande salto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com a conclusão da obra do esgoto, que irá melhorar acentuadamente a qualidade de vida do mariliense”, disse o chefe do executivo.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS