NOTÍCIAS

Novo sistema de tratamento de água por membrana reduz o resíduo tóxico e custo de descarte em mais de 90%

Uma nova planta piloto para o tratamento de efluentes industriais está sendo construída, o que poderia reduzir potencialmente a quantidade de resíduos líquidos em mais de 90%.

Além disso, a nova fábrica, que será instalada numa empresa de semicondutores em Cingapura, também pode recuperar metais valiosos da água tratada, podendo então ser vendida e reutilizada.

A planta está sendo construída em conjunto pelo Separation Technologies Applied Research and Translation (START) Centre, uma instalação de nível nacional para desenvolver e comercializar tecnologias inovadoras de separação e filtração, e a Memsift Innovations Pte Ltd, uma empresa local de tecnologia de água especializada em sistemas de tratamento de água com descarga de líquido zero (ZLD).

O START Centre é apoiado pelo Singapore Economic Development Board (EDB) e o Nanyang Technological University Singapore (NTU Singapore). Faz parte do NTUitive, empresa de inovação da NTU Singapore.

membrana-fibra-oca

Membrana de fibra oca de três furos comercializada em conjunto pela Start Centre e Memsift Innovations, que será utilizada na planta piloto de tratamento de efluentes em fábrica de semicondutores em Cingapura. (Imagem: NTU Singapore)

A planta piloto usa um novo sistema de tratamento de água e um novo tipo de membrana de fibra oca inventada pelo professor Neal Chung, da Universidade Nacional de Cingapura, que foi designada e ampliada para aplicação industrial pelo START Centre.

Ao contrário da membrana de fibra oca típica, que se assemelha ao macarrão com um núcleo oco como uma palha, a nova membrana de fibra oca de três furos inventada pelo Prof Chung tem três núcleos ocos, permitindo uma taxa de fluxo de água 30% maior.

Sob uma nova parceria de pesquisa e acordo de licenciamento, o START Centre e o Memsift Innovations construirão conjuntamente a estação de tratamento de efluentes com as membranas de fibra oca de três furos, que podem tratar até 5.000 litros por dia para a empresa de semicondutores.

Espera-se que esta planta piloto ajude a empresa a economizar até 1,6 milhão de litros de água por ano (2/3 de uma piscina olímpica), resultando em uma economia de US$ 250.000 em descarte. Ela filtrará mais de 90% dos efluentes em água limpa e concentrará os resíduos de metal em um líquido, que poderá ser vendido para outras empresas.

A solução atual praticada pela fábrica de semicondutores é transportar os efluentes tóxicos produzidas durante a sua fabricação para uma instalação de descarte de efluentes onde é incinerada. Esse processo de descarte, utiliza cinco vezes o custo de energia da planta piloto de filtração por membrana.

O diretor Adil Minoo Dhalla do START Centre, afirmou que este é o primeiro acordo de licenciamento bem-sucedido pelo centro em nível nacional desde que começou em 2016, que busca transformar as pesquisas de ponta sobre membranas das universidades de Cingapura em produtos efetivos, utilizáveis por multinacionais e empresas locais.

membrana-fibra-oca

Dr. Adil Dhalla (esquerda), Diretor Executivo do START Center, com a nova membrana de fibra oca de três furos, e o Dr. Antony Prince (à direita), Fundador da Memsift Innovations, segurando o módulo de membrana completo para ser usado na nova planta piloto. (Imagem: NTU Singapore)

“Esta planta piloto marca a primeira de muitas inovações locais sobre água que a START está concretizando para comercialização. Usando nossa moderna fabricação de membranas, projeto de módulos e instalações para testes, poderemos ampliar rapidamente as novas tecnologias dos institutos de ensino superior de Cingapura e testá-los em ambientes reais para validar seu valor comercial “, acrescentou o Dr. Dhalla.

O Dr Dhalla é o Diretor de Operações do NTU’s Nanyang Environmental and Water Research Institute (NEWRI), e Presidente do Comitê Diretivo do SG-MEM, Consórcio Nacional de Membranas de Cingapura, apoiado pela Fundação Nacional de Pesquisa.

Os principais membros institucionais do consórcio são o START Center, que é o órgão principal, o NEWRI’s Singapore Membrane Technology Centre no NTU, o Membrane Science and Technology Consortium (MSTC) na National University of Singapore, e o Water Technology Centre of Innovation (EWTCoI) da Instituição de Ensino Ngee Ann Polytechnic.

O consórcio SG-MEM, que foi lançado em 2018, já possui 24 membros da indústria (entre eles a Memsift Innovations) na cadeia interligada de membranas em Cingapura.

O Dr. J Antony Prince, fundador da Memsift Innovations, acredita que a nova membrana de fibra oca de três furos do START Center ajudará a melhorar a eficiência de seu processo de separação térmica com as patentes solicitadas, que oferece benefícios únicos em relação ao tratamento de salmoura tradicional e soluções com descarga de líquido zero.

membrana-fibra-oca

Linha de produção de membrana no START Center. (Imagem: NTU Singapore)

“Nosso processo de filtração opera com pressões e temperaturas relativamente baixas em comparação com os processos convencionais de separação térmica. Economiza energia, reduz o custo operacional, recupera metais preciosos e recursos, ao mesmo tempo ajuda a salvar o meio ambiente”, explica o Dr. Prince.

Outras vantagens oferecidas pela Memsift Innovations incluem uma alta recuperação de água com um consumo mínimo de energia, uma pegada ecológica pequena para as estações de tratamento e um gasto mínimo de capital para seus clientes.

Esta nova planta piloto do START Centre e Memsift Innovations deverá ser comissionada no segundo trimestre de 2019. Os resultados dos testes serão utilizados para a comercialização desta tecnologia inovadora.

Será um passo em direção ao conceito de economia circular, onde os resíduos são transformados em recursos ao mesmo tempo em que reutilizam a água para fins industriais, reduzindo a necessidade de extrair água da rede pública. Isso ajuda Cingapura a conservar seu suprimento de água limpa produzida através da estratégia Four National Taps (Quatro torneiras Nacionais: água de captação local, água importada, água recuperada de alto grau conhecida como NEWater e água dessalinizada).

Se os testes-piloto forem bem-sucedidos, a Memsift obterá uma licença completa da NTUitive e a comercializará junto com as suas próprias soluções. A tecnologia será disponibilizada para outros membros do consórcio SG-MEM para colaborações comerciais.

nanyang

Referência: Nanyang Technological University, Singapore, adaptado por Portal Tratamento de Água

Traduzido por Gheorge Patrick Iwaki

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS