NOTÍCIAS

A startup de sistemas de filtragem PWTech desenvolveu um equipamento capaz de purificar quase 5.760 litros de água por dia, eliminando vírus e bactérias

Startup PWTech: aparelho torna potável água suja de rios e poços

A startup de sistemas de filtragem PWTech desenvolveu um equipamento capaz de purificar quase 5.760 litros de água por dia, eliminando vírus e bactérias

A startup de sistemas de filtragem PWTech desenvolveu um equipamento capaz de purificar quase 5.760 litros de água por dia, eliminando vírus e bactérias

Em meio à crise hídrica, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de Março, como forma de conscientização. Para resolver parte do problema, a startup de sistemas de filtragem PWTech desenvolveu um equipamento capaz de purificar quase 5.760 litros de água por dia, eliminando vírus e bactérias. Assim, aquela água imprópria para consumo se torna potável.

A ideia por trás da tecnologia é atender a comunidades carentes, que enfrentam problemas de saneamento. A criação remove 99,5% das partículas presentes na água, tornando-a própria para o consumo humano.

O equipamento, que ganhou o nome de PW5660, funciona com qualquer tipo de energia. Segundo os próprios responsáveis por seu desenvolvimento, o novo produto “nasceu para ir onde a rede de distribuição não vai.”


LEIA TAMBÉM: MATERIAL TRANSFORMA ÁGUA RESIDUAL EM ÁGUA POTÁVEL E AINDA GERA ELETRICIDADE


 

Tendo em mente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a PWTech assume ideias como o Projeto Nascente, voltado a garantir saneamento básico aos moradores da Ilha do Bororé, localizada às margens da represa Billings, em São Paulo (SP). Sem abastecimento de água potável, a comunidade consumia água proveniente de poços instalados nas residências, sem qualquer tipo de tratamento prévio.

O equipamento PW5660 já chegou a ser instalado em São Paulo na Ilha do Bororé e na UBS da Barra do Sahy. Na região norte do país, está localizado em comunidades Yanomami e ribeirinhas.

No Dia Mundial da Água, a ONU convida os países à Conferência da Água, uma oportunidade para unir o mundo em torno da solução da crise de água e saneamento. A ideia é que os governos nacionais e as partes interessadas de todos os níveis da sociedade colaborem para assumir compromissos voluntários para acelerar o progresso de metas e objetivos relacionados à água acordados internacionalmente.

Fonte: Canaltech


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: NA CONFERÊNCIA SOBRE A ÁGUA 2023, AVANÇOS E DESAFIOS PARA A SEGURANÇA HÍDRICA E RESILIÊNCIA CLIMÁTICA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CERRADO PODE PERDER QUASE 34% DA ÁGUA ATÉ 2050

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS