Notícias

As melhores soluções para tratar efluentes no setor do papel e celulose

Publicado em 12/05/2021 às 10:41:41

Os custos de implantação e operacionais do tratamento de águas e efluentes podem ser reduzidos com soluções confiáveis e adaptadas a este setor. Saiba como.

 

veolia

Imagem Ilustrativa

 

A sustentabilidade ambiental e a necessidade de reduzir custos de implantação e operacionais exigem que se busquem as melhores soluções para o tratamento de água e efluentes. Saiba quais são as soluções confiáveis de tratamento/recuperação de água e efluentes para indústria de papel e celulose.

No século XXI estamos assistindo a um frisar das questões relacionadas com o meio ambiente. Isso tem motivado o aparecimento de novas leis que tentam garantir que as empresas atuem em conformidade com as necessidades ecológicas, o que obriga vários setores a se adaptar a novas formas de trabalho.

Desta forma, vários setores industriais têm abraçado os novos conceitos sobre a proteção do meio ambiente, adotando medidas para evitar a destruição do meio ambiente e a poluição causada por efluentes gerados a partir de seus processos de produção.

Mais do que nunca, a necessidade de tratar os resíduos Industriais e de recuperar as águas para reuso motiva as empresas a procurar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de águas e efluentes junto de empresas especializadas nesse tipo de serviço.

Cada vez mais procuradas, essas empresas vêm apostando numa pesquisa intensa sobre as melhores soluções para o tratamento destes resíduos, havendo várias tecnologias inovadoras, cuja implementação tem sido gradual. Um exemplo disso é a tecnologia que combina processos biológicos com membranas para tratamento de efluentes líquidos, permitindo que inúmeros setores consigam recuperar eficazmente a água e evitar um impacto ambiental severo, ao mesmo tempo que otimizam seus custos de produção.

Ainda que a implementação de soluções confiáveis seja fundamental para setores diversos – incluindo no setor farmacêutico, alimentar ou químico e petroquímico – a verdade é que estas soluções podem variar, sendo que os processos devem adaptar-se às caraterísticas de cada indústria e suas necessidades específicas.

Um dos setores que pode beneficiar deste tipo de solução para a recuperação de água e efluentes é o setor de papel e celulose. Venha discutir conosco as melhores soluções de processo para otimizar seu processo de tratamento caso este apresente custos superiores àqueles esperados.

Papel & Celulose – Tratamento de Efluentes

A indústria de papel e celulose é um setor que utiliza grandes volumes de água ao longo de seu processo produtivo. Isso faz com que sejam gerados diversos e volumosos efluentes líquidos o que coloca o setor em sexto lugar no que diz respeito à poluição do meio ambiente.

No Brasil, a produção de celulose e papel é da maior importância econômica mas, para evitar que os processos de produção do papel/celulose resulte em danos significativos para a sustentabilidade ambiental, se torna necessário o tratamento dos resíduos resultantes de todo esse ciclo industrial, não só para evitar o despejo descontrolado de produtos nocivos para o planeta mas também para recuperar água que pode ser utilizada em processos fabris, reduzindo o desperdício e minorando os próprios custos da produção.


LEIA TAMBÉM: GESTÃO ENERGÉTICA: COMO ALIAR SUSTENTABILIDADE, CUSTOS E PERFORMANCE NA INDÚSTRIA QUÍMICA


Para garantir as melhores soluções no tratamento e recuperação de águas e efluentes, quando falamos da indústria de papel e celulose, se torna necessário compreender a importância da implementação de sistemas adaptados às necessidades desse setor. A adaptação aos projetos e suas especialidades, bem como a instalação de mecanismos e serviços indicados, é fundamental para a redução do impacto ecológico, a melhoria do desempenho industrial e a otimização na gestão econômica da empresa.

Nesse meio, estamos falando de processos realizados com tecnologia de alta performance para o tratamento de água bruta, de processo e para caldeiras e de tratamento e reuso de efluentes, entre outros. Esses processos podem ser de vários tipos, havendo formas de tratamento diversas e adaptadas às necessidades da indústria. Entre estes, podemos exemplificar com o tratamento primário, secundário e terciário dos efluentes, os tratamentos anaeróbios ou biológicos e ainda os meios para reuso de efluentes e águas industriais no setor do papel e da celulose.

Quais as melhores soluções para a recuperação de água e efluentes

Uma vez que as fábricas de papel e celulose contam com a vazão de grandes volumes de água, se torna necessário que os processos integrados no tratamento de águas e efluentes consistam em soluções otimizadas.

Uma abordagem otimizada implica que todo o processo do ciclo da água nessa indústria seja considerado, acompanhando o ciclo da água desde a produção à reciclagem e atendendo aos tratamentos das várias águas usadas nos processos e caldeiras, do licor negro, das águas residuais e do lodo. A redução da energia utilizada no processo é também de maior importância, para garantir uma boa gestão dos custos operacionais.

A integração de engenharia de valor nas fábricas de papel e celulose deverá, nessa medida, considerar a otimização da água influente, melhorar a gestão da energia produzida a partir do combustível, rentabilizando os gastos energéticos, reduzir e permitir o reuso de água através de tratamentos avançados. Além disso, tratar o licor negro e promover ainda a remoção do cloreto e o tratamento de cinzas é igualmente fundamental, principalmente se considerarmos que a ausência dos processos pode gerar incrustação nos sistemas de resfriamento e comprometer todo o processo industrial.

A implementação de processos adequados, que permitam a melhor rentabilidade energética e uma gestão correta da água reutilizável, bem como os melhores processos para um descarte mais ecológico dos efluentes é de máxima importância. Isso não apenas garantirá que a fábrica esteja a atuar em conformidade com as normas legais como trará vantagens efetivas na produtividade e rendimento industrial, melhorando as várias fases dos processos, otimizando a energia gasta nos mesmos e melhorando, a médio e longo prazo, os custos operacionais.

A busca das melhores soluções para a recuperação de águas e efluentes, em nossos dias, permite o acesso a ofertas financeiramente bastante competitivas, que oferecem tecnologia eficaz e vanguardista, acompanhando passo a passo todos os processos e garantindo a otimização de todos eles, para que o resultado final seja o mais adequado.

Cada vez mais, por isso mesmo, os empresários do setor do papel e da celulose estão buscando soluções eficazes e que integram as melhores e mais recentes tecnologias. Tentam, dessa forma, garantir que as águas e efluentes da indústria sejam tratadas de forma ativa e segura, evitando danos ambientais e promovendo uma melhor gestão financeira das empresas e a melhoria da rentabilidade de todos os processos industriais.

Sobre a Veolia

O grupo Veolia é a referência mundial em gestão otimizada dos recursos. Presente nos cinco continentes com quase 179000 assalariados, o Grupo concebe e implementa soluções para a gestão da água, dos resíduos e da energia, que fomentam o desenvolvimento sustentável das cidades e das indústrias. Com suas três atividades complementares, Veolia contribui ao desenvolvimento do acesso aos recursos, à preservação e renovação dos recursos disponíveis.

Em 2019, o grupo Veolia trouxe água potável para 98 milhões de habitantes e saneamento para 67 milhões, produziu cerca de 45 milhões de megawatt/hora e valorizou 50 milhões de toneladas de resíduos. Veolia Environnement (Paris Euronext : VIE) realizou em 2019 um faturamento consolidado de 27,189 bilhões de euros.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: CASAN ABRE LICITAÇÃO PARA PERFURAÇÃO DE POÇOS PARA CONTER A SECA NO OESTE DE SC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: RIO PRETO/SP TERÁ RACIONAMENTO DE ÁGUA A PARTIR DE QUARTA-FEIRA (12)


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *