NOTÍCIAS

Setor aposta em energia solar e mercado livre para redução de custos

Setor aposta em energia solar e mercado livre para redução de custos

Conta de luz, ao lado da folha de pagamento, é o principal gasto das empresas de saneamento

A abertura do mercado livre de energia elétrica para todas as empresas ligadas à alta tensão, permitida desde janeiro deste ano, tem acelerado o processo de migração das concessionárias de saneamento ao ambiente de livre comercialização. Principal custo operacional, ao lado da folha de pagamento, o ingresso é uma forma de reduzir gastos e ter acesso à energia renovável. O setor também tem investido em projetos de geração distribuída solar como forma de gerar sua própria energia e economizar na conta de luz.

“O mercado livre permite uma série de ganhos ambientais, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a redução dos impactos ambientais provenientes da geração de energia elétrica a partir de fontes fósseis. Após o governo ter permitido que todas as empresas ligadas à alta tensão façam sua adesão, iniciamos uma etapa de migrações que contemplará as unidades operacionais de média tensão que ainda estavam no mercado regulado”, afirma o presidente do Grupo Águas do Brasil, Claudio Abduche.

Na Sabesp, perto de 65% da carga de energia elétrica é atendida por contratos no mercado livre, segmento em que a empresa ingressou em 2004 com cerca de 45% de seu consumo. A migração do mercado cativo para o livre em 2023 representou economia de 8,8% no custo total com energia elétrica. “A Sabesp entende que se trata de uma oportunidade de ampliar a participação do mercado livre em nossa matriz de aquisição de energia e temos a meta de atingir, até 2025, o atendimento de 80% da carga pelo mercado livre”, informou a empresa.

A Aegea tem buscado investir em fontes renováveis. Em abril de 2022, assumiu como meta reduzir em 15% o consumo específico de energia, medido em kWh/m3, em suas concessões até 2030. Este compromisso foi atrelado a uma emissão de bônus verdes, operação inédita para empresas de saneamento na América Latina e no Brasil. A companhia tem cerca de 72% de seu consumo energético negociado no mercado livre e planeja atingir 81% até 2025, além de 13% já alocados em contratos de geração distribuída (GD).

Na área de energia, além de contratos no mercado livre, a empresa investe em projetos de geração própria, como a autoprodução, com uso de fontes solar fotovoltaica e eólica, e GD solar. “As usinas dos atuais 32 projetos de geração distribuída somam capacidade de geração de aproximadamente 14 mil MWh/mês, capacidade equivalente ao atendimento de cerca de 90 mil residências, e estão em operação ou em implementação em 11 Estados do Brasil”, diz Fernando Humphreys, diretor de engenharia da Aegea.

A Iguá é outra que investe em GD solar.

“Todas as nossas concessões já possuem usinas em GD suprindo seu consumo”, diz Mateus Renault, diretor executivo de transformação e novos negócios. Segundo ele, em 2023, 7,75% do consumo elétrico já foi atendido por contratos de geração distribuída. A iniciativa resultou em queda de 18,04% nos custos com energia das unidades atendidas.

Fonte: Valor


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: IMPACTOS DA CRISE HÍDRICA NOS NEGÓCIOS ABREM OPORTUNIDADES PARA A INOVAÇÃO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PROJETO DE REFLORESTAMENTO NA BAHIA RECEBE R$ 200 MILHÕES DO BNDES

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS