NOTÍCIAS

Semae de Mogi das Cruzes/SP investe R$ 7,7 mi em obra de esgoto entre o Parque Morumbi e o Centro

Está aberta a licitação que definirá a empresa responsável pela construção do coletor-tronco de esgotos na margem direita do Ribeirão Ipiranga, entre o Parque Morumbi e o centro, com 6,7 quilômetros de redes coletoras.

semae

Obra atenderá Parque Morumbi, bairros vizinhos e centro. (Foto: arquivo)

O prazo da obra será de 24 meses após conclusão do processo licitatório, assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço. O investimento é de R$ 7,7 milhões, com recursos do Governo Federal.

O sistema atenderá os moradores do Parque Morumbi, Vila da Prata, Conjunto São Sebastião, Pedreira, Caputera, Mogi Moderno e parte da região central.

Desde 2012, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) trabalha para implantação de sistema de coleta e tratamento de esgoto no Parque Morumbi. De outubro daquele ano a fevereiro de 2013, a autarquia instalou toda a tubulação para coleta de esgoto no bairro.


 

LEIA TAMBÉM: SABESP INICIA OBRA DE TRATAMENTO ESGOTO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO/SP.


instalação de estação de compacta para o tratamento de esgoto

Quanto ao tratamento, o Semae apresentou projeto para instalação de uma estação de compacta. A proposta não foi aceita pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e a autarquia, então, fez um projeto para coletor-tronco e buscou recursos para a obra.

Em 2016, o município conseguiu garantir verba da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (que pertencia ao então Ministério das Cidades). Mas ao longo desses três anos, a Prefeitura não abriu licitação porque aguardava liberação dos recursos, pelo Governo Federal, que por meio dos analistas da Caixa Econômica Federal solicitou recorrentes revisões do projeto.

O esgoto coletado nessa região será enviado para o interceptor, nas proximidades da linha férrea, e de lá, enviado para tratamento na estação da Sabesp, em Suzano.

Projetos

Atualmente, Mogi coleta 95% e trata 61% do esgoto coletado. O município vem investindo para melhorar esses índices, com obras em andamento, como o esgotamento sanitário do Botujuru e Sabaúna; reforma e modernização da Estação Elevatória de Esgoto Indonésia, em Jundiapeba; projetos para esgotamento sanitário em núcleos isolados e de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos Municipal.

Entre as obras previstas, já com recursos garantidos, estão o sistema de esgotamento sanitário Jundiapeba e projeto básico e estudos ambientais para implantação de coletores-tronco para a bacia do Rio Jundiaí.

Fonte: O Diário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS