NOTÍCIAS

Sanesul anuncia nova Estação de Tratamento de Esgoto em meio a negociação de renovação da concessão

O contrato de concessão do saneamento básico (água e esgoto) entre Dourados e Sanesul (Saneamento de Mato Grosso do Sul) termina em setembro e as tratativas para renovação ainda são incertas.

ete-dourados

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto Ipê, em Dourados – Crédito: Divulgação

Mesmo assim, a estatal anunciou que está sendo construída uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no município, com capacidade de tratar 100 litros por segundo e localizada na rodovia MS 156, sentido Distrito Industrial.

As obras, segundo o governo, são com recursos próprios e federais. Além da nova estação, também estão sendo implantados mais de 312 km de rede coletora de esgoto e 15.666 ligações domiciliares, entre outras obras que irão ampliar a coleta e o tratamento de esgoto na cidade de Dourados.

“A ETE fica afastada da cidade e a rede de esgoto fica embaixo da terra. Muitas pessoas não veem e ainda não sabem da importância desse tipo de investimento, mas é fundamental para garantir a preservação ambiental e evitar doenças, tais como diarreia, leptospirose, hepatites infecciosas (A e E)”, explicou o diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul, Helianey Paulo da Silva.

Investimentos previstos

Reforçando o que foi dito pelo governador Reinaldo Azambuja, o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior, disse que muitos outros investimentos estão previstos para o município de Dourados em saneamento básico (água e esgoto), caso a concessão de serviços de água e esgoto seja renovada.

O governo pretende renovar através de um contrato de programa de gestão compartilhada entre o Estado, o Município e a Empresa Pública (Sanesul), algo que o Ministério Público é contra e sugere a abertura de licitação.

Walter destaca que a estatal já universalizou o fornecimento de água tratada em todos os municípios onde atua e que agora a empresa está focada em aumentar a cobertura de esgoto, pois tal investimento melhora a qualidade de vida da população.

“Temos certeza que o melhor caminho para o Município de Dourados é continuar essa parceria que deu certo e que os resultados estão sendo colhidos agora.  O saneamento básico proposto pela Sanesul está sendo cumprido à risca e o plano de investimento será feito de forma que contemple também essa universalização na parte de esgoto”, disse.

Fonte: O Progresso digital.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS