NOTÍCIAS

SAAEJ em Jaboticabal/SP inaugura nova Estação de Tratamento de Água

O Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal – SAAEJ, inaugura nesta quinta-feira, 16 de julho,  a nova Estação de Tratamento de Água  – ETA, que será responsável pelo abastecimento  de mais de 70% da população e atenderá a cidade por décadas

 

eta

Imagem Ilustrativa

 

A nova Estação de Tratamento de Água é modular e pré-fabricada, composta por 8 câmaras floculadoras, 4 câmaras decantadoras, 14 filtros,  2 tanques de contato.

Ocupa um total de 1.500 metros quadrados de área e tem  altura de cinco metros. Foi projetada para tratar  250 litros por segundo, e oferecerá 30% de água a mais em relação à capacidade da ETA atual.  Sua operação será totalmente automatizada, proporcionando maior precisão e segurança na água fornecida à população.

A obra foi construída pela empresa Gratt, do município de Capinzal, Santa Catarina,  a um valor de  R$ 7.300.682,91 integralmente custeado com recursos próprios do SAAEJ e da Prefeitura Municipal. O projeto técnico e o termo de referência para construção da nova ETA foram elaborados  pela empresa Hidrosan Engenharia. A nova ETA substitui a antiga Estação de Tratamento de Água, inaugurada em 1962, que atendeu a cidade por 58 anos e que será desativada por apresentar graves problemas estruturais.


LEIA TAMBÉM: NOVO MÉTODO AMERICANO PROMOVE DESSALINIZAÇÃO DA ÁGUA MAIS SUSTENTÁVEL.


Obra em tempo recorde

A implantação da nova ETA foi iniciada em fevereiro e o cronograma da obra aconteceu em tempo recorde, devido à ameaça de colapso da ETA antiga, considerada condenada pelas autoridades da área de saneamento desde o ano de 2008. A estrutura da ETA antiga estava comprometida devido a trincas e apresenta afundamento de solo por vazamentocorrosão em suas partes metálicas e casa de química  em estado de degradação.

A nova ETA recebe o nome de Professor  Dr. Julio Cezar Durigan, professor e diretor da FCAVJ Unesp Jaboticabal e reitor da Unesp, falecido em setembro de 2017.

A água tratada será captada do Córrego Rico e chegará à ETA por meio de tubulações. Depois de tratada será distribuída a imóveis residenciais e comerciais por mais de 430 quilômetros de redes subterrâneas.

“Inicialmente, a população praticamente não sentirá diferença na qualidade e quantidade da água fornecida. Investimos para substituir uma estrutura que estava com dias contados. Agora já começamos a superação dos próximos desafios, que são  a setorização das redes de distribuição e a modelagem hídrica para garantir aos diferentes bairros, principalmente aquelas situadas em regiões mais altas, um sistema ainda mais confiável e eficiente”, salienta o Diretor Presidente do SAAEJ, José Carlos Abreu.

“A construção da nova ETA é o maior investimento que podemos fazer para o futuro da cidade. Garantir a segurança do abastecimento de água é muito importante para a saúde das pessoas e  para as atividades das empresas. O saneamento é um setor que exige atenção constante. Jaboticabal deu um passo a frente e é motivo de orgulho para a região”, afirma o prefeito José Carlos Hori.

Fonte: Com a Palavra.