NOTÍCIAS

Reúso ou dessalinização?

Para especialistas, a dessalinização de água tem viabilidade econômica mais difícil. Entretanto, a tecnologia pode ser a melhor saída para a água salobra de poços na área rural

Há quem defenda a tecnologia de dessalinização da água do mar e de reúso do esgoto de Fortaleza. Mas também quem questione a tecnologia de retirar sal da água, pela sua viabilidade econômica. Conforme publicado pelo O POVO no último domingo, ambas as possibilidades são levantadas pela Cagece, que busca viabilidade financeira, inclusive estudando a implantação de bandeira tarifária. Em fase mais avançada, o reúso já deve começar no ano que vem. Mas, afinal, qual deve ser a prioridade de implantação diante do quinto ano consecutivo de seca no Ceará?

Francisco Vieira Paiva, professor adjunto do Centro de Tecnologia da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da Sanebras, empresa especializada em Estações de Tratamento de Efluentes (ETE), questiona a tecnologia de dessalinização.

“Vem uma empresa de porte internacional, doida para fazer o serviço. O Governo do Estado convida. Mas aí começa a chover. Quem vai pagar pelo equipamento quando estiver parado? Quando as termelétricas param, elas continuam recebendo. Do mesmo jeito será com a dessalinização”, avalia.

Para ele, o reúso do esgoto de Fortaleza é urgente. “Temos capacidade de captar 4 m³/s do esgoto da Cidade e utilizar essa água no Pecém, na siderúrgica. Não é potável, mas é menos água saindo do sistema do Castanhão. Há 15 anos, quando eu fazia mestrado na UFC (Universidade Federal do Ceará), mostrei essa possibilidade para o Governo, mas ele age somente quando a situação fica crítica”.

Paiva acrescenta que devemos usar exemplos de países como a Namíbia, do continente Africano, que faz reúso desde 1962 e transforma a água do esgoto em potável. “Estamos perdendo tempo. Acho que vamos tomar uma decisão quando, de repente, secar tudo. Se fizermos reúso, serão 4m³/s a mais de água para a população”, diz e ainda calcula que a dessalinização chega a ser 300% mais cara ante a técnica de reúso.

Claudivan Feitosa de Lacerda, professor do curso de Agronomia, do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, diz que nem sempre é possível optar por uma ou outra solução. “Nas comunidades isoladas no interior do Estado, muitas vezes, a única fonte de água é um poço de água salobra. Nesse caso, a opção pela dessalinização é óbvia para garantir o consumo das pessoas. Outras opções seriam a cisterna ou o velho carro pipa. A possibilidade de reúso aqui é mínima”, avalia.

Já na maioria das zonas urbanas do interior ele garante que existe a possibilidade de tratar e reutilizar água, mas nem sempre existe água salobra para dessalinizar. “Então, nessas cidades, onde há tratamento do esgoto, o reúso seria ótima opção”. E para retirar água do mar Lacerda diz que a opção clara é no litoral de Fortaleza.

“Dessalinizar água do mar é uma decisão mais extrema, e há grande gasto de energia. Já o tratamento da água de esgoto doméstico e de indústrias é uma necessidade tanto em termos de aspectos ambientais como em termos da própria saúde das pessoas”. Portanto, o professor diz que o reúso seria a opção que deveria ser tratada como prioridade em relação à dessalinização.

NÚMEROS

47%

das perdas de água no Ceará são com vazamentos

Fonte: Jornal de Hoje

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS