NOTÍCIAS

Resolução que define critérios para uso de recursos hídricos é aprovada

Norma estabelece diretrizes para implantação da cobrança pelo uso da água

Os usuários que fazem a captação da água nos rios do estado devem ficar atentos à nova resolução que norteará as diretrizes e critérios gerais para a cobrança pelo uso dos recursos hídricos na Bahia.

cobranca-agua-ba

Aprovada no dia 8 de dezembro pelo Conselho Estadual dos Recursos Hídricos da Bahia (Conerh), a implantação da norma no estado vai subsidiar as discussões junto aos comitês de bacia, instâncias que podem vir a deliberar sobre os seus mecanismos próprios de cobrança e valores.

O recolhimento não é o mesmo que os consumidores pagam pela água tratada e distribuída em cidades e vilarejos, onde se paga pelo tratamento e distribuição. Trata-se da água bruta extraída dos mananciais superficiais ou subterrâneos.

Segundo a especialista em hidrologia, Marinês de Abreu, a principal meta com esta cobrança é somar recursos para recuperar bacias hidrográficas com obras de proteção e replantio da vegetação, bem como despoluição dos rios.

Preservação

“A medida também tem como objetivo incentivar que os usuários busquem cada vez mais tecnologias limpas e poupadoras e que tenham uma dimensão do real valor dos recursos hídricos”, defende.

Para o presidente do Conerh e secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, “no contexto atual de crise hídrica, de conflitos sociais e de disputa econômica pelos recursos hídricos, essa é uma vitória de todos”.

“O financiamento é um instrumento para garantir eficiência na gestão da água, com retorno e gestão direta pelos comitês de bacia em cada Região de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA) da Bahia. Quem explora os recursos passará a contribuir financeiramente com as estratégias para sua preservação”, diz.

De acordo com Geraldo Reis, a resolução não é um sistema fechado e, sim, uma referência que servirá de base para o conselho e os comitês de bacias hidrográficas do estado.

No contexto atual de crise hídrica, essa é uma vitória de todos – Geraldo Reis, secretário do Meio Ambiente

“O comitê terá um olhar mais concreto sobre as bacias, enquanto o conselho tem um olhar mais abrangente. Eu estou apostando que vamos conseguir valorizar, qualificar e legitimar cada vez mais os comitês de bacias”, enfatizou.

Para o diretor de Águas e Irrigação da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), José Cizino, para implementar a cobrança é necessário que, antes, sejam concluídos os Planos de Bacia de cada rio.

Ele afirma não ser contra a cobrança, mas salienta que é preciso avaliar os impactos para diferentes atividades. “É preciso um olhar atento para os pequenos produtores e os perímetros irrigados, projetos nos quais os produtores já pagam uma taxa para a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco)”, pontua.

Levantamento

Para o secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBHRG) Martin Mayr, a cobrança é um instrumento que servirá para racionalizar ainda mais o uso do recurso.

O secretário criticou, no entanto, “a falta de conhecimento”, por parte das entidades que atuam na área ambiental, em relação ao levantamento dos reais usuários das águas.

Para Mayr, que representa o terceiro setor no CBHRG, por meio da Agência 10envolvimento, é necessário “um rígido cadastramento das captações e um sério controle sobre quanto é retirado por cada um dos usuários”.

 

Miriam Hermes – A Tarde

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS