NOTÍCIAS

Projeto monitora qualidade da água nas micros bacias de Manaus/AM

O projeto “Monitoramento dos Igarapés do São Raimundo e Educandos”, de estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) monitora qualidade da água nas micros bacias de Manaus.

A ação, uma parceria da UEA com a Unidade Gestora de Projetos Especiais – UGPE, e a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos – F.UEA, foi lançada na segunda-feira (2).

O projeto tem resultados das análises das 45 amostras coletadas em diferentes pontos das micros bacias de Manaus, sendo 14 pontos na bacia do igarapé do Educandos e 31 pontos na bacia do igarapé São Raimundo, que compõem o Índice de Qualidade da Água (IQA) refletindo a realidade da região Norte.

Melhoria da qualidade de corpos hídricos

De acordo com a UEA, o objetivo é disponibilizar aos gestores da área de recursos hídricos, os dados necessários para as ações imprescindíveis para a melhoria da qualidade destes corpos hídricos, além disto, mostrar para comunidade em geral todos os pontos selecionados para a coleta, e também a qualidade da água por meio de um mapa interativo onde o visitante da página poderá com apenas um clique verificar as informações completas acerca da pesquisa.


LEIA TAMBÉM: RELATÓRIO ATESTA QUALIDADE DA ÁGUA DISTRIBUÍDA NO ACRE.


Os acadêmicos dos cursos de Química e de Meteorologia da UEA realizaram a coleta de amostras em 45 pontos das bacias do São Raimundo e do Educandos para o monitoramento da qualidade da água e para a criação de IQA.

“Na primeira visualização, o usuário já poderá identificar a situação de cada ponto da micro bacia. A qualidade será representada por cores, onde o azul significa água de ótima qualidade e a cor preta revela a péssima qualidade da água no ponto analisado. Hoje, com os resultados obtidos podemos mostrar as origens da poluição, se são provocadas por efluentes industriais ou domésticos. A partir desses estudos será possível planejar e executar ações que possam melhorar a qualidade da água dessas bacias”, explicou o professor Sergio Duvoisin Junior.

IQA

Além do mapa interativo, o site contém informações sobre o que é o IQA, os parâmetros utilizados para montar o primeiro IQA da região Norte, os grupos de pesquisa envolvidos, relatórios, parceiros do projeto e um canal para interação com o público externo.

O professor destaca ainda que os pontos de coleta são georrefenciados, e servirão por tempo indeterminados como região de coleta para a verificação de mudanças na qualidade da água. O prof. Sergio enfatiza que as análises serão feitas de 3 em 3 meses.

Fonte: G1.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS