NOTÍCIAS

Projeto Aripuanã: ANDRITZ estabelece parceria com mina sustentável

Projeto Aripuanã prevê a exploração sustentável de zinco, chumbo e cobre, sem o uso de barragens.

Implantado pela Nexa Resources, empresa de mineração e metalurgia, o Projeto Aripuanã tem a ANDRITZ como parceira no fornecimento de seis equipamentos para filtração (filtros prensa) destinados ao maior empreendimento da Nexa no Brasil e na indústria mineral do Mato Grosso (MT), localizado na Serra do Expedito, a 25 km da cidade de Aripuanã

Projeto Aripuanã

Foto Divulgação ANDRITZ (filtros prensa utilizados no Projeto Aripuanã)

Além de contar com o que há de mais moderno em termos de tecnologia e excelência operacional, o Projeto Aripuanã conta uma visão sustentável em todos os processos. Alguns exemplos são a meta de reutilização de 100% da água, a construção de depósito de rejeitos a seco e o foco na geração de um legado para a comunidade da região.

Segundo o coordenador de projetos da ANDRITZ, Fábio Rusch, a empresa está fornecendo filtros prensa com tecnologia de ponta, que permite o manejo sustentável dos rejeitos de mineração e beneficiamento de minérios.

“Dos seis equipamentos que a ANDRITZ está fornecendo, três são do modelo A4F2500CCWDL15 (o maior modelo fabricado pela ANDRITZ no mundo), que serão utilizados para a filtração de rejeitos de mina, não sendo necessário, neste caso, a operação da planta com uso de barragens. O pacote de entrega da ANDRITZ ainda conta com dois equipamentos do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo e cobre e um equipamento do modelo SE1200MZRD8 para filtração de concentrado de chumbo”, explicou Fábio.

Projeto Aripuanã

 

“Com o processo de descontinuidade do uso de barragens iniciado por grandes empresas do ramo, a ANDRITZ prevê um mercado muito grande para implantação deste modelo de filtro prensa, a longo prazo”, conclui Fábio Rusch.
Loja in company

Por não haver barragens de rejeito, o empreendimento da Nexa necessita que os filtros prensa operem sem interrupção, ou seja, sem paradas inesperadas. Pensando nisso, a ANDRITZ desenvolveu uma loja in company, com objetivo de garantir maior disponibilidade desses equipamentos.

“Com a loja in company em Aripuanã o cliente vai ter disponível em estoque as peças necessárias tanto para realizar a manutenção preventiva dos equipamentos quanto para utilização de maneira emergencial”, afirmou o gerente de mercado da ANDRITZ, Eduardo Castro.


LEIA TAMBÉM: C-PRESS 4010 DA ANDRITZ POSSUI TECNOLOGIA DE PONTA PARA DESAGUAMENTO EFICIENTE DE LODO


Grupo ANDRITZ

O grupo internacional de tecnologia ANDRITZ oferece um amplo portfólio de plantas, equipamentos, sistemas e serviços inovadores para a indústria de papel e celulose, setor hidrelétrico, indústria de processamento e conformação de metais, bombas, separação sólido/líquido nos setores municipal e industrial, como também ração animal e peletização de biomassa. Plantas para geração de energia, limpeza de gases de combustão, reciclagem e produção de não tecidos e painéis completam o portfólio global de produtos e serviços. Produtos e serviços inovadores no setor de digitalização industrial são oferecidos sob a marca Metris e ajudam os clientes a tornar suas fábricas mais eficientes e lucrativas. O grupo tem cerca de 26.800 colaboradores e mais de 280 localidades em mais de 40 países.

ANDRITZ SEPARATION

A ANDRITZ Separation oferece tecnologias mecânicas e térmicas, bem como serviços e soluções de automação para separação sólido / líquido, atendendo às indústrias química, ambiental, alimentícia, mineração e minerais. As soluções customizadas e inovadoras se concentram em minimizar o uso de recursos e alcançar a mais alta eficiência do processo, contribuindo substancialmente para a proteção ambiental sustentável. Além disso, a área de negócios oferece tecnologias e serviços para a produção de ração animal e pellets de biomassa.

Fonte: Andritz


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: PLANO DE CONTINGÊNCIA DA ANA PROPORCIONA O ENCHIMENTO DOS RESERVATÓRIOS DO SISTEMA INTERLIGADO NACIONAL QUE FECHARAM O MÊS DE ABRIL ENTRE 64% E 99% DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: FPSO GUANABARA DA PETROBRAS ENTRA EM OPERAÇÃO NO TERCEIRO MAIOR CAMPO DE PETRÓLEO DO PRÉ-SAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS