NOTÍCIAS

Primeiro caso no país: água em Mafra volta para mãos públicas

Mafra reassume fornecimento da água ao rescindir, 22 anos depois, a concessão da água e saneamento em baixa a uma empresa chinesa.

505

A Câmara de Mafra decidiu hoje, por unanimidade, rescindir o contrato de concessão em baixa do abastecimento de água e do tratamento das águas residuais com a empresa Be Water, assumindo o município o serviço.

A decisão teve por base um pedido de aumento das tarifas em 35% para a água e para o saneamento pela concessionária, com vista ao seu reequilíbrio econômico-financeiro, justificou o município em comunicado.

Por considerar “inaceitável” o aumento das tarifas, o município efetuou um estudo de viabilidade económico-financeira e jurídica sobre a concessão.

Analisados os prós e contras, o município decidiu, por unanimidade, pela rescisão da concessão, “por justificado interesse público e decorrido um quinto do prazo da concessão, mediante aviso prévio com, pelo menos, um ano de antecedência”.

No estudo, a que a Lusa teve acesso, o município concluiu que o equilíbrio económico-financeiro da Be Water obrigaria a câmara a aumentar a tarifa em média 3% por ano até 2020, com reflexo na subida da fatura a pagar pelos habitantes do concelho.

Pelo contrário, a reversão da concessão e a assunção do serviço pelo município vai permitir uma redução de 5% nas tarifas e, por conseguinte, uma redução na fatura dos consumidores domésticos.

Enquanto a manutenção do serviço pela Be Water implicaria um aumento dos gastos na ordem dos 2,6 milhões de euros por ano, a exploração do sistema pela câmara vai implicar um custo anual de cerca de 2,3 milhões de euros.

A rescisão do contrato de concessão poderá implicar para a câmara municipal uma despesa até 11,6 milhões de euros.

Para o efeito, deverá contrair um empréstimo de 30 milhões de euros a 15 anos para indemnizar a concessionária e investir ainda na renovação e ampliação da rede municipal de água e de saneamento, avaliadas em cerca de 13 milhões de euros.

Na reunião de câmara, à porta fechada, a proposta foi aprovada por unanimidade pela maioria PSD e pelo PS, já que a CDU esteve ausente.

O vereador em substituição do PS Renato Alves dos Santos mostrou-se favorável à decisão, lembrando que os socialistas, ao longo dos anos, sempre alertaram que a concessão era “prejudicial à população” não só pelos custos que implicava, mas também por não investir na renovação da rede de águas residuais.

Além disso, considerou benéfica que a assunção do serviço pela câmara permita reduzir as tarifas em 5% junto dos habitantes do concelho e que, apesar de o município ter de recorrer à banca, “não está em risco a sua saúde financeira”.

A câmara esclareceu ainda que todos os trabalhadores da concessionária serão transferidos para a futura entidade gestora do serviço, a ser criada pela câmara, com capitais 100% municipais.

O abastecimento em alta refere-se à captação, ao tratamento e ao fornecimento de água aos reservatórios dos municípios, enquanto o abastecimento em baixa equivale à rede de distribuição de água dos reservatórios até ao consumidor final.

Escutado pela TSF, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) admite que não estavam à espera desta decisão que é muito importante e simbólica.

José Correia explica que há décadas que os sindicatos andam a alertar para os efeitos negativos de privatizar um bem essencial como a água.

Há três anos a empresa que tinha a concessão da água em Mafra foi comprada pela maior empresa chinesa do setor.

O sindicalista acredita que este regresso a mãos públicas pode ser o primeiro de vários.

Fonte: TSF

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS