NOTÍCIAS

Edital para as PPPs da Corsan será entregue hoje (24/04/18).

Mesmo ainda sem a adesão de três dos nove municípios-alvo, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) finalizou o edital de Parceria Público-Privada (PPP) para coleta e tratamento de esgoto na Região Metropolitana. 

 

ppp-concessao

Marcado para as 11h no Palácio Piratini, o evento é simbólico. A partir da formalização da entrega, a minuta passará por análises paralelas de dois órgãos estaduais: na Unidade Executiva do Programa de Concessões e PPPs da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, e na Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Ambas podem pedir alterações.

A expectativa da Corsan é de que essa etapa seja concluída em até um mês, para que o edital possa ser lançado até o meio de maio. A previsão inicial estimada era janeiro deste ano.

Os atrasos, de acordo com a gestora do projeto da PPP da Corsan, Alessandra Fagundes dos Santos, devem-se à negociação com os nove municípios previstos pela proposta. “Tem certa complexidade, pois é algo muito importante para os municípios envolvidos e também porque implica em ampliar os prazos de vigência dos contratos (com a Corsan). Precisa ser discutido internamento e também na Câmara. Isso levou certo tempo”, destaca Alessandra.

Contrato de serviços

Cachoeirinha, Esteio, Eldorado do Sul, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão já concluíram a aprovação. Os outros três municípios têm até o meio de abril para analisar o processo. Em Alvorada, a prefeitura já aprovou, mas falta o aval dos vereadores. Em Canoas e Gravataí, a proposta ainda está em análise pelos prefeitos.

Em Alvorada, de acordo com a prefeitura, os vereadores devem colocar o projeto em pauta hoje. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura de Gravataí, ainda não há definição sobre a proposta. Em fevereiro, o prefeito Marco Alba armou que cogitava não aderir devido “ao descaso da companhia com o município e ao reiterado descumprimento do contrato”. A prefeitura de Canoas informou que o assunto será tratado em reuniões marcadas para esta semana.

Devido aos atrasos, o cronograma sofreu alterações. Em vez de assinar o contrato na metade de 2018, a Corsan já trabalha com a perspectiva de definir a empresa vencedora no final do ano, para que a operação se inicie em 2019. O contrato terá validade de 35 anos com projeção de investimentos de R$ 2,3 bilhões e cobertura de coleta e tratamento de esgoto para 87,3% da população desses municípios em até 11 anos.

Fonte: jornaldocomercio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS