NOTÍCIAS

Silveira apoia fracking na Argentina e petróleo sustentável

Silveira defende ‘fracking’ na Argentina e diz que petróleo não é incompatível com transição energética

Ministro de Minas e Energia elogiou método com alto impacto ambiental após encontro com colega argentino para assinar acordo de importação de gás do país vizinho

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, defendeu nesta segunda-feira a produção de petróleo e gás natural com o chamado fracking, método não convencional combatido por ambientalistas por causa de seu alto impacto ambiental.

O ministro fez essa defesa ao falar sobre o acordo bilateral firmado entre Brasil e Argentina para ampliar a importação de gás do país vizinho, que emprega o método.

O fracking, usado nos campos argentinos e principal motor da expansão da produção de óleo e gás nos EUA nos últimos anos, é um método que utiliza muita água e é apontado como capaz de contaminar mananciais e lençóis freáticos. Nos EUA, essa produção de óleo e gás é conhecida como shale gas.

Petróleo sustentável

Silveira afirmou não contradição entre o método e a defesa, pelo governo brasileiro, da preservação ambiental, da transição energética e do combate às mudanças climáticas. Ele ressaltou que o gás natural é um degrau na escala de transição para a economia de baixo carbono.

– A produção do gás, que é para a transição, não é uma questão de oferta, é de demanda. Enquanto o mundo demandar petróleo e gás, alguém vai ter que fornecer e que seja, para nós, o mais barato e o mais próximo – afirmou Silveira, em entrevista coletiva durante a reunião de cúpula de chefes de estado do G20, o grupo das maiores economias do mundo, que vai até amanhã, no Rio.

O ministro lembrou que o Brasil foi um dos primeiros países a comprar o gás natural produzido com o fracking dos EUA. E defendeu o uso do método “em qualquer lugar do mundo”, se feito de “forma adequada”.

– Defendo o estudo sobre a exploração com fracking em qualquer parte do mundo, até que a gente faça a transição energética de forma segura – disse Silveira, após lembrar que o Brasil tem uma matriz energética “limpa e renovável” e defender medidas do governo brasileiro em prol da transição energética, com destaque para o incentivo ao uso de biocombustíveis.

Fonte: O Globo


ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS