NOTÍCIAS

Petrobras Biorrefino exigirá investimento em infraestrutura própria

Petrobras: Biorrefino exigirá investimento em infraestrutura própria

Gerente executivo de Logística da petroleira, Daniel Sales, cita que QAV verde demandará dutos dedicados

Petrobras Biorrefino exigirá investimento em infraestrutura própria

RIO – A discussão sobre o novo plano de negócios da Petrobras, para o período de 2024 a 2028, passa não apenas pela ampliação de produtos mais sustentáveis na matriz da companhia, como também pela necessidade de investimentos em infraestrutura dedicada para apoiar o aumento da movimentação dos novos produtos.

O gerente executivo de Logística da petroleira, Daniel Sales, cita que não podem ocorrer pontos de contaminação entre fósseis e produtos com conteúdo renovável na infraestrutura logística.

“Estamos trabalhando no momento no processo de certificação nosso QAV [querosene de aviação] verde, por exemplo, e vamos precisar de dutos qualificados”, citou Sales, durante participação em evento online promovido pela FGV Energia nesta segunda (31/7).

No plano estratégico vigente (2023-2027), em revisão, o Programa de BioRefino da Petrobras prevê investimentos da ordem de US$ 600 milhões no desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis.

O diesel com conteúdo renovável (produzido por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal) é o primeiro produto lançado pela companhia. O plano da petroleira é instalar projetos de coprocessamento nas refinarias Presidente Bernardes (RPBC), Paulínia (Replan) e Duque de Caxias (Reduc), além de uma planta dedicada às produções de BioQAV e diesel com matéria-prima 100% renovável na RPBC.

A Petrobras também estuda produzir diesel com teor renovável nas refinarias de Capuava (Recap), Gabriel Passos (Regap) e Abreu e Lima (Rnest). E avalia novas plantas dedicadas para produção de BioQAv e diesel com matéria-prima 100% na Rnest e no Polo Gaslub.

Além disso, a empresa mira, a longo prazo, entrar no mercado de hidrogênio.

“Hoje, nós exportamos petróleo, mas no futuro vamos exportar hidrogênio, vamos precisar de navios e terminais que armazenem esse tipo de energia em que o Brasil tem diversas vantagens competitivas”, complementou o diretor de Operações de Transporte Marítimo, Dutos e Terminais da Transpetro, Jones Soares.

Logística para fósseis já dá sinais de estresse

A necessidade de investir em infraestrutura para as novas fontes de energia é um desafio adicional para um país que ainda precisa ampliar a infraestrutura para atender à crescente demanda por combustíveis fósseis, em todas as regiões.

“O crescimento do país passa por investimentos em logística, não tem como ser diferente”, acrescentou Sales, da Petrobras.

O CEO da Vast Infraestrutura, Victor Bomfim, pontua que as movimentações de petróleo cru já concorrem, hoje, com a movimentação de derivados nos terminais.

“O Brasil hoje exporta algo da ordem de 1,6 milhão de barris/dia, quando há dez anos exportava 400 mil barris/dia. Toda essa movimentação estressa o modal logístico”, disse.

Nesse sentido, o incentivo à movimentação de combustíveis por modais alternativos ao rodoviário, como o ferroviário e a cabotagem, é uma das alternativas que pode ajudar a ampliar a infraestrutura de movimentação de combustíveis no país – como também a reduzir emissões, pois essas alternativas têm maior eficiência energética.

Bomfim apontou que os novos investimentos em infraestrutura são vultosos, por isso, vão demandar contratos de longo prazo e uma demanda garantida.

Soares, da Transpetro, reforçou que o país precisa de políticas de longo prazo, que sobrevivam a diferentes governos, para viabilizar esses investimentos.

“Não dá para esperar que o governo faça tudo, mas também não dá para se esperar que o governo não tenha nenhuma participação, pelo menos dando a segurança para o investimento”, afirmou Sales, da Petrobras.

Fonte: epbr


LEIA TAMBÉM: NOVA METODOLOGIA IRÁ FACILITAR IDENTIFICAÇÃO DE MERCÚRIO EM ANIMAIS E PESSOAS NA AMAZÔNIA

LEIA TAMBÉM: REFLORESTAMENTO: GOVERNO VAI LICITAR 100 MIL HECTARES NA AMAZÔNIA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS