NOTÍCIAS

Pesquisadores avaliam impactos da seca

Pesquisadores da América Latina e da União Europeia estão reunidos em Campina Grande (PB) para discutir os impactos socioeconômicos da seca nos países latino-americanos. O objetivo da 2ª Reunião do Euroclima, que acontece no Instituto Nacional do Semiárido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Insa/MCTI), é promover o intercâmbio entre a política, a investigação científica e a aplicação de metodologias para monitorar e mitigar os efeitos da desertificação, da degradação da terra e da seca na América Latina.

O evento, que começou nessa segunda-feira (18) e segue até sexta (22), tem como objetivo a capacitação e o desenvolvimento de redes regionais de investigação sobre os processos climáticos da América Latina. Representantes de 18 países oriundos de institutos de pesquisa científica, universidades e agências que desenvolvem estudos sobre secas e processo de desertificação na América Latina e Caribe, e representantes governamentais participam do evento.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está representado pelo diretor de Desenvolvimento Rural e Combate à Desertificação, Francisco Campello. Na abertura, Campello destacou a importância do encontro por permitir a articulação entre a sociedade civil, a área da pesquisa científica e os ministérios governamentais, como o MMA, cuja missão está focada no apoio a políticas públicas, procurando absorver essas reflexões e fazer com que retornem para a população que vive no semiárido brasileiro.

“Uma situação interessante no Brasil é que, de fato, tratamos a questão das mudanças climáticas e da desertificação associada à realidade de como esse processo ocorre nas particularidades dos territórios do semiárido brasileiro. Temos a estratégia de implementação das ações que possam estabelecer relações de convivência adequada e sustentável nesse ambiente, numa situação que procura trazer o conhecimento científico associado ao conhecimento das pessoas que nele vivem”, destacou ele.

Durante o encontro, serão discutidos os resultados dos Estudos de Caso do Programa Euroclima, que apresentam uma análise recente e oferecem alternativas para a gestão de problemas relacionados à vulnerabilidade socioeconômica, à implementação de um sistema de monitoramento e avaliação da seca na América Central e Cuba, e aos efeitos da seca e degradação dos solos na migração das comunidades rurais da América Latina e Caribe.

Saiba mais – O Euroclima é um programa de cooperação entre a União Europeia (UE) e a América Latina, com foco nas mudanças climáticas. Fazem parte do programa 18 países representados por institutos de pesquisa científica, universidades e agências que desenvolvem pesquisas sobre seca e desertificação na América Latina.

Essa rede de pesquisas tem o objetivo de facilitar a integração de estratégias de mitigação e adaptação às alterações climáticas nas políticas públicas e nos planos de desenvolvimento regional. As pesquisas do Euroclima são direcionadas para contribuir com a redução da pobreza na América Latina e promover oportunidades de crescimento econômico em conjunto com a preservação do ambiente.

A 2ª Reunião do Euroclima é organizada pelo Centro Comum de Investigação (JRC, na sigla em inglês) da Comissão Europeia, em parceria com o Insa/MCTI e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). (Fonte: MMA)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS