NOTÍCIAS

Governo de Pernambuco investe mais de R$ 100 milhões em estação de tratamento de esgoto

Situada no bairro do Cabanga, Zona Sul do Recife, estação está sendo ampliada e modernizada, com implantação de novas tecnologias

ete

A maior estação de tratamento de esgoto de Pernambuco, a ETE Cabanga, situada no bairro do Cabanga, Zona Sul do Recife, está sendo ampliada e modernizada, com implantação de novas tecnologias.

A unidade, que será totalmente modernizada, passará a utilizar tecnologia de desinfecção por sistemas de ultravioleta, melhorando a qualidade dos efluentes tratados. O Governo do Estado e a Compesa investem R$ 102 milhões na obra, recursos financiados junto à Caixa Econômica Federal/ FGTS, e a previsão é concluir todo projeto até setembro de 2019.

A ETE Cabanga tem capacidade de tratar mil litros de esgoto, por segundo, e atende a população residente em dez bairros da Zona Sul e no Centro do Recife: São José, Santo Antônio, Santo Amaro, Boa Vista, Bairro do Recife, Madalena, Torre, Pina e Boa Viagem.

Programa Cidade Saneada

O empreendimento é mais uma ação do Programa Cidade Saneada, a maior PPP (Parceria Público Privada) do Saneamento no Brasil, que busca elevar os índices de esgotamento sanitário em 15 cidades na Região Metropolitana do Recife.

A grande mudança que será executada na ETE Cabanga é a adequação da infraestrutura do sistema de tratamento da unidade, melhorando o grau de remoção dos poluentes. Para isso, a Compesa está implantando 20 novas estruturas dentro do terreno já existente na unidade com estações elevatórias, decantadores, medidores, digestores de lodo e queimadores de gás. A obra ainda contempla a construção de uma casa de operação, laboratório, subestação e sala de painéis.

Os serviços na unidade iniciaram no final de junho de 2017 e estão a pleno vapor. Após a obra de requalificação, a ETE Cabanga terá condições de funcionar com 100% de sua capacidade e atender até meio milhão de pessoas. “A previsão é que a unidade passe a receber o esgoto do bairro de Boa Viagem e Setúbal, assim que forem concluídas, no segundo semestre de 2020, as obras de esgotamento sanitário dessas áreas”, informou o presidente da Compesa, Roberto Tavares.

Fonte: Jornal Destak.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS