NOTÍCIAS

Peça espanhola facilita interligação de redes e beneficia moradores

Para melhorar ainda mais o atendimento ao cliente, a Sabesp utiliza um equipamento que agiliza a interligação de redes de água.

interligação de redes

A peça, de fabricação espanhola, facilita o “furo em carga”, um método que permite recortar a tubulação e conectá-la à outra sem interromper o abastecimento da população.

A técnica consiste em instalar um “colar” com furo e abraçadeiras ao redor de uma das tubulações, seguidos de uma válvula. O recorte do tubo para a conexão dos canos é feito por uma furadeira pneumática, que passa por dentro da válvula e do colar e consegue cortar com precisão a tubulação.

Rede em funcionamento

O serviço é realizado com a rede em funcionamento, já que a furadeira impede o vazamento da água durante os trabalhos e a válvula tem o papel de bloquear a passagem da água quando o equipamento está sendo retirado. Após a conexão de redes, o registro é aberto.

Com a aquisição do colar espanhol esse trabalho ganhou muito mais agilidade em redes de pequeno porte – até 60 centímetros de diâmetro. A peça é mais leve e facilita o manejo, reduzindo em 50% o tempo da interligação, além do número de funcionários para executar o método. Outra vantagem é o custo da tecnologia, que é bem inferior à antiga.

Furo em Carga

As técnicas de intervenção em tubulações de água e esgoto sem interromper o funcionamento das mesmas são utilizadas há muito tempo pela Sabesp. Uma delas é o furo em carga, que além de ser aplicado em redes de pequeno porte, também é usado pela Unidade de Manutenção Estratégica do Guarapiranga para interligar adutoras ou coletores – tronco de até 1,2 metro de diâmetro. Para ter ideia, uma rede desse porte pode transportar mais de dois mil litros de água por segundo.

Esta unidade da Sabesp é especializada em serviços emergenciais e complexos, fazendo com que a empresa seja a única no setor de saneamento básico, no Brasil, a realizar furo em carga em tubulações desta dimensão.

O método também é utilizado, por exemplo, para instalar algum equipamento em um determinado trecho da tubulação ou executar desvio na tubulação, isso tudo sem interromper a distribuição de água.

Fonte: Sabesp.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS