NOTÍCIAS

Palhoça/SC lança processo de concessão de água e esgoto com meta de universalização até 2033

Palhoça/SC lança iniciativa histórica de concessão de saneamento básico para impulsionar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável

Em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (2), o prefeito Eduardo Freccia afirmou que “é preciso ter coragem para realizar uma obra que as pessoas não vão enxergar quando pronta, mas que vai mudar a realidade de quem mora em Palhoça”, ao anunciar o lançamento oficial do processo de concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário para todo o município.

Com um investimento total estimado em R$ 1,5 bilhão ao longo de 30 anos de concessão, a iniciativa tem como objetivo a universalização do acesso ao saneamento básico até 2033.

A secretária-executiva de Concessões e Parcerias, Cristina Schwinden, também destacou a importância do projeto.

“Palhoça será modelo para Santa Catarina, como a primeira cidade que realiza o processo para enquadrar o sistema de saneamento no Marco Legal do Saneamento, estabelecido pelo Governo Federal”, explica Cristina.

Contudo, o projeto, conforme o Novo Marco do Saneamento (Lei Federal 14.026, de 2020), busca melhorar o abastecimento de água, balneabilidade, turismo e pesca.

Por isso, uma das novidades é que não haverá aumento de tarifa para alcançar esses objetivos. A licitação estimula descontos na tarifa, mantendo a qualidade, com a tarifa de esgoto (TRE) a 80% da tarifa de água (TRA).

Portanto, a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Palhoça é uma medida crucial para melhorar a qualidade de vida dos moradores, promover o desenvolvimento econômico sustentável e garantir um ambiente saudável para as futuras gerações.

Fonte: Portal Palhoça


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: