NOTÍCIAS

Início das obras de ampliação da ETE Goiânia é autorizado

Estação receberá tratamento secundário de esgoto, alcançando índice de 90% de remoção de carga orgânica

ete

A Saneago, o Governo de Goiás e o Ministério das Cidades assinaram no dia 04/07, na Estação de Tratamento de Esgoto Hélio Seixo de Britto, a autorização para início das obras de implantação do tratamento secundário de esgoto no local. A obra receberá investimentos de cerca de R$ 98 milhões, provenientes do Orçamento Geral da União (OGU), e promoverá a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Goiânia.

Ao todo, serão construídos seis tanques de aeração, quatro decantadores secundários, duas elevatórias de recirculação e duas centrífugas de adensamento de lodo, além de redes e ligações no Jardim Petrópolis. Com isso, a ETE Hélio Seixo de Britto, que até o momento realiza o tratamento primário quimicamente assistido e atinge aproximadamente 60% de remoção de carga orgânica, poderá alcançar índice de 90%. O sistema que inclui o tratamento secundário é chamado de “tratamento por lodos ativados” e aprimorará ainda mais a eficiência do tratamento do esgoto coletado.

Desafio na área do saneamento

O Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, lembrou que o país vive um grande desafio na área do saneamento e destacou a importância da obra para garantir os avanços da cidade nesse sentido.

“Se Goiânia conseguir coletar e tratar de forma universalizada o esgoto, vai ser um grande ganho para a capital, uma representatividade no Brasil”, disse.

Na oportunidade, Alexandre Baldy fez questão de destacar a atuação da Saneago para retomar esta e outras obras relevantes para o Estado, que também tiveram investimentos viabilizados pelo Ministério das Cidades.

“Fico muito feliz de poder estar aqui autorizando mais de 80 milhões de reais para que a gente consiga prestigiar, mais uma vez, a saúde pública dos goianos”, completou.

Durante o evento, o Governador José Eliton agradeceu o Ministro Baldy pelo trabalho em favor de Goiás e ressaltou sua atuação para executar outras obras relevantes, como a conclusão do Sistema Corumbá, prevista para setembro.

Liberação do recurso

Além disso, também evidenciou a parceria entre o Governo Federal e Estadual: “O Ministro conseguiu auxiliar toda a formatação e o desenho para a liberação desse recurso e a Saneago fez a parte de preparação e de projetos. Nós estamos celebrando ações conjuntas, celebrando a nova política, que tem como foco o interesse público”, explicou.

A superintendente Regional da Caixa Econômica no Estado de Goiás, Marise Fernandes, esclareceu que o papel da Caixa é operacionalizar as políticas públicas do governo, em várias frentes, como nos programas de saneamento e infraestrutura básica. “Nesse momento, nós estamos destravando um contrato de importância fundamental para as águas do Rio Meia Ponte, para as famílias. É um recurso que vai tornar melhor tratado o esgoto das nossas casas”, afirmou.

O Presidente da Saneago, Jalles Fontoura, enfatizou que o objetivo da Companhia é universalizar o atendimento da população com água tratada e esgotamento sanitário o quanto antes.

“Esse é um recurso importante e o reinício dessa obra é fundamental, diante do grande debate da água. O nosso compromisso também é enorme com a defesa do meio ambiente”, assegurou.

Participantes do evento

Participaram do evento, o vice-presidente da Saneago, Daniel Morais; o diretor de Produção, Marco Túlio de Moura; o diretor de Gestão de Obras, Ricardo Correia; a assessora executiva de Expansão da Presidência, Juliana Matos; e demais colaboradores da Companhia. Compareceram ainda o Presidente da Agência Goiana de Municípios e Prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio (representando o ex-governador Marconi Perillo); o Secretário da Secima, Hwaskar Fagundes; o Deputado Estadual Mané de Oliveira; o Reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; o Secretário de Assuntos Internacionais do Ministério das Cidades, Armando Melo; o Secretário Executivo do Ministério das Cidades, Silvani Pereira; o Chefe de Gabinete do Ministério das Cidades, Danilo Ferreira; o Presidente da Funasa, Rodrigo Dias; vereadores municipais e outros representantes políticos.

Fonte: Saneago.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS