NOTÍCIAS

Iniciada obra de esgotamento sanitário na Praia de Ponta de Pedras e Centro de Goiana/PB

Goiana, cidade que passou a integrar a Região Metropolitana do Recife ano passado, e reúne importantes polos industrial automotivo, farmacoquímico e canavieiro de Pernambuco, além de balneários bastante procurados no Litoral Norte, ganhará serviços de coleta e tratamento de esgoto.

obra-esgoto

O Governo do Estado por meio da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou as obras para implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no município, que contemplam, nesse primeiro momento, o Distrito de Ponta de Pedras e o Centro de Goiana – que guarda um conjunto arquitetônico tombado como Patrimônio Histórico Nacional. A obra receberá um investimento que ultrapassa R$ 83 milhões e beneficiará 42 mil pessoas, possibilitando alcançar uma cobertura de esgotamento sanitário de 62% do município.

Um sistema será construído no distrito de Ponta de Pedras e outro na sede municipal, com previsão de conclusão em março de 2020 e março de 2022, respectivamente. A obra prevê a implantação de 70 quilômetros de rede coletora, cinco estações elevatórias (bombeamento) e duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), sendo uma localizada no Setor Morada do Sol, em Goiana Centro, às margens da BR-101, e outra no Loteamento Enseada, em Ponta de Pedras. Também serão instaladas cerca de 10 mil ligações intradomiciliares. “Até o final do Programa Cidade Saneada haverá um segundo momento de implantação de esgotamento sanitário no restante do município. Trata-se uma obra transformadora e de grande impacto social, que levará mais qualidade de vida e saúde para a população que, além de contribuir para a preservação do meio ambiente”, informa o presidente da Compesa, Roberto Tavares, acrescentando que os recursos destinados para implantar o sistema em Goiana são provenientes do parceiro privado.

A obra está com quatro frentes de trabalho paralelas, duas delas atuando no Centro da cidade, na Travessa Manoel Carlos de Mendonça e no Loteamento Guedes 2, e duas no Loteamento Gulandim, em Ponta de Pedras. Os trabalhos envolvem serviços de escavação de solo para o assentamento de rede, e também intensa movimentação de máquinas, além de cerca de 200 trabalhadores. Equipes de Responsabilidade Socioambiental prestarão os esclarecimentos necessários à população, permanecendo disponíveis por meio de um Plantão Social. Para diminuir os impactos das obras nas grandes vias federais e estaduais, como trechos da BR-101 norte e PE-062, será utilizada a tecnologia do Método Não Destrutivo (MND), que consiste na perfuração do solo por uma máquina perfuratriz, que não destrói pavimento e implanta a rede sob as vias, sem a necessidade de abertura de valas.

Centro Histórico

Por se tratar de uma obra executada dentro do perímetro de um sítio histórico, os serviços no Centro de Goiana são realizados com o acompanhamento integral de uma equipe de arqueólogos e técnicos, para observar toda a ação de revolvimento, remoção ou transporte de solo e também registrar qualquer ocorrência de interesse arqueológico que possa surgir, assegurando a proteção do patrimônio. Além disso, estudos arqueológicos foram realizados antes de se iniciar a obra, conforme preveem os dispositivos legais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que normatizam essas atividades. Todo esse cuidado é importante, tendo em vista que o Centro Histórico de Goiana apresenta potencial para descobertas de vestígios arqueológicos – essa região foi ocupada desde o século XVI por diferentes grupos étnicos, com práticas e saberes que se modificaram ao longo dos anos. Até o momento, ainda não foi identificado material arqueológico no local.

O trabalho de acompanhamento arqueológico ainda inclui atividades de educação patrimonial junto à população diretamente impactada com a obra. A proposta é realizar palestras para alunos e professores de escolas públicas do Centro de Goiana.

Fonte: Compesa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS