NOTÍCIAS

Novo laboratório vai transformar Ribeirão Preto em polo de genômica e biotecnologia

Estrutura  será criada com a parceria entre o Supera Parque de Inovação e Tecnologia e o governo do Estado de São Paulo, aumentando acesso a testes genéticos e apoio a pesquisas de novos produtos; laboratório deve entrar em operação no segundo semestre de 2022

A cidade de Ribeirão Preto deve ganhar, até o segundo semestre de 2022, um laboratório especializado em genética molecular para apoiar pesquisadores e empreendedores ligados aos setores da biotecnologia e áreas correlatadas das mais diversas regiões do País.

O Laboratório de Genômica é resultado de uma parceria do Supera Parque de Inovação e Tecnologia, ligado à USP, através da entidade gestora Fipase, e o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Imagem ilustrativa do Canva

O convênio para colaboração técnica prevê investimentos de aproximadamente R$ 495 mil pelo Estado, que serão destinados à compra de equipamentos e estruturação do espaço.

“A ideia é criar um polo genômico para antecipar possíveis demandas dos setores, além de fomentar projetos de pesquisa e desenvolvimento, favorecendo a chegada de novos produtos ao mercado”, destaca o gerente do Parque Tecnológico, Eduardo Cicconi.

Com a oferta de serviços pelo laboratório do Supera Parque, os pesquisadores terão maior acesso a testes que, geralmente, são realizados no exterior com custos elevados.

“O laboratório otimizará o tempo, a logística e os custos para a realização dos testes. Embora os testes genéticos possam ser realizados no Brasil também, os valores praticados acabam sendo inviáveis”, explica.

“O Polo de Genômica e Biotecnologia da região de Ribeirão Preto foi uma das primeiras propostas ao Supera Parque após a instituição da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento. A qualidade da pesquisa já realizada nas universidades e nas empresas cria uma forte vocação que tem que ser apoiada e acelerada”, afirma Eduardo Molina, secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto e presidente do Conselho da Fipase.

O projeto é coordenado por Luís Alexandre Pedro de Freitas, diretor técnico da Fipase, doutor em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos.

Tecnologia

O Laboratório de Genômica do Supera Parque fará análises de ácidos nucleicos (RNA e DNA) a partir da tecnologia de microarranjos (microarrays). A metodologia é ágil e permite a análise simultânea e global de todo o genoma (conjunto de genes), abrindo possibilidades de pesquisa e desenvolvimento de inovações em diferentes áreas. Entre as aplicações, poderão ser desenvolvidos, por exemplo, estudos oncológicos, farmacológicos, de doenças raras, de célula-tronco, entre outros.


 

LEIA TAMBÉM: LABORATÓRIO DA USP INVESTIGA NOVAS TECNOLOGIAS PARA CAPTURA E UTILIZAÇÃO DE CO2


 

O Supera Parque dará suporte a laboratórios especializados em atividades já estabelecidas como, por exemplo, diagnósticos de câncer, fertilidade, pré-natais, exames em recém-nascidos e de predisposição, entre outros. Além disso, fornecerá estrutura necessária para que startups e outras empresas possam desenvolver Produtos Mínimos Viáveis (MVPs) e validações na área genética.

O Laboratório de Genômica será estruturado com equipamentos e tecnologia de última geração, compatíveis com os grandes laboratórios de genética do mundo. Também auxiliará na superação de obstáculos inerentes a atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, além de apoiar empresas e outras entidades públicas e privadas na realização de suas atividades operacionais de rotina.

O laboratório dará suporte a duas principais atividades: prestação de serviços e apoio a atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além de conhecimento científico. Entre os públicos-alvo estão empresas de base tecnológica, prestadores de serviços, principalmente, em setores agropecuário, da saúde humana e animal (hospitais, clínicas, laboratórios, institutos e centros de ensino e pesquisa).

Foto: Divulgação/Supera Parque – Prédio na área do Supera Parque

Inovação e tecnologia

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a USP, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no campus da USP local, o parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo Industrial de Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 88 empresas instaladas no parque. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial. Outras informações sobre o parque estão disponíveis no site do Supera Parque.

Texto adaptado da Assessoria de Comunicação do Supera Parque

Fonte: Jornal da USP


ÚLTIMAS NOTÍCIAS: ESTUDO DESCOBRE EXTENSÃO DA POLUIÇÃO FARMACÊUTICA EM RIOS DO MUNDO TODO

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: 9º FÓRUM MUNDIAL DA ÁGUA VEM AÍ! FIQUE POR DENTRO DE TUDO E DE COMO PARTICIPAR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

CATEGORIAS

Confira abaixo os principais artigos da semana

Abastecimento de Água

Análise de Água

Aquecimento global

Bacias Hidrográficas

Biochemie

Biocombustíveis

Bioenergia

Bioquímica

Caldeira

Desmineralização e Dessalinização

Dessalinização

Drenagem Urbana

E-book

Energia

Energias Renováveis

Equipamentos

Hidrografia / Hidrologia

Legislação

Material Hidráulico e Sistemas de Recalque

Meio Ambiente

Membranas Filtrantes

Metodologias de Análises

Microplásticos

Mineração

Mudanças climáticas

Osmose Reversa

Outros

Peneiramento

Projeto e Consultoria

Reciclagem

Recursos Hídricos

Resíduos Industriais

Resíduos Sólidos

Reúso de Água

Reúso de Efluentes

Saneamento

Sustentabilidade

Tecnologia

Tratamento de Água

Tratamento de Águas Residuais Tratamento de águas residuais

Tratamento de Chorume

Tratamento de Efluentes

Tratamento de Esgoto

Tratamento de lixiviado

Zeólitas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS