NOTÍCIAS

Água potável é extraída do ar do deserto

Agora eles demonstraram que esse sistema de extração de água da atmosfera pode funcionar em condições reais. Ele foi testado em campo no ar muito seco da cidade de Tempe, localizada na área desértica do Arizona, nos EUA.

Projeto da Unesp aceito pela Universidade de Cambridge

Após meses de avaliação o projeto FEG-Sustentável apresentado na forma de artigo pela equipe do projeto Ponto Iluminado sob coordenação de Thiago Matheus Martins de Moraes, estudante da Faculdade de Engenharia, foi aprovado pela comissão técnica Universidade de Cambridge.

Cerca de 80% da água consumida nas cidades vira esgoto

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas, a ANA, as cidades têm os maiores desafios na defesa dos recursos hídricos. As áreas urbanas brasileiras consumiram cerca de 500 mil litros de água por segundo, dos mais de dois milhões de litros retirados na natureza para o abastecimento do país.

Opersan vence licitação da Petrobrás

A empresa será responsável pela execução dos serviços de operação e manutenção do sistema de distribuição de água potável e de monitoramento e análise das águas dos sistemas de macrodrenagem e lagoas de sedimentação, no âmbito das instalações da UTR3 do COMPERJ, na cidade de Itaboraí/RJ.

Municípios de Londrina/PR recebem obras de saneamento

Municípios do Norte Pioneiro serão beneficiados com a ampliação ou implantação da rede de captação e tratamento de esgoto. Durante reunião realizada na Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná), em Cornélio Procópio, na sexta-feira (23), o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Enzima transforma biomassa em bioprodutos

Essa enzima é proveniente de fontes renováveis como cana-de-açúcar e milho, em produtos de alto valor agregado, entre eles biomateriais, biocombustíveis e bioplásticos.

Reúso de efluentes em engarrafadora na Argentina

A Coca-Cola FEMSA, uma das maiores engarrafadoras América Latina, tinha que aumentar a capacidade da planta de efluentes nas instalações do seu site Alcorta, em Buenos Aires, entretanto não contavam com espaço para esta expansão.

Nova Odessa amplia em 50% sua capacidade para tratar esgoto

Com a ajuda dos Comitês PCJ e da Agência das Bacias PCJ, o município de Nova Odessa (SP) está ampliando em 50% sua capacidade de tratar esgoto. A nova performance se tornou realidade com a conclusão da terceira fase da ETE Quilombo.

Para tirar o Brasil do “esgoto”

A ferramenta, idealizada pelo Adm. José Antônio Campos Chaves e criada por meio de convênio com o Conselho Federal de Administração (CFA), visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto.